A área de família e sucessões é uma das mais desafiadoras entre as especialidades do direito, porque envolve temas delicados, e as partes envolvidas estão sempre cercadas por muitos sentimentos e emoções. “No Direito de Família lidamos com “os restos do amor”, o que é diferente dos demais processos. Quanto mais demora um processo nessa área, mais a família sofre, especialmente quando existem filhos envolvidos, sobretudo os “menores”, conta a advogada especialista na área, Dra. Bernadeth Cunha.
Uma das poucas coisas capazes de minimizar esse misto de emoções é a atuação do profissional na condução do processo, e isso é um verdadeiro dom de Dra. Bernadeth. Quando há crianças envolvidas no processo, não dá para esquecer que se trata de seres em formação, que precisam de uma boa base para crescerem saudáveis, nobres e capazes de constituírem suas próprias famílias, fazendo felizes seus parceiros e descendentes, sejam biológicos ou afetivos.
“Eu sempre oriento meus clientes a considerarem que, quando há o envolvimento de filhos entre as partes, que esqueçam o orgulho, esqueçam questões financeiras e valorizem os filhos, porque isso irá refletir na vida inteira deles, tanto do lado profissional, quanto do lado pessoal. O que a gente tem para oferecer de melhor é esse cuidado. Buscamos sempre meios para agilizar os processos e minimizar o martírio da família”, explica a advogada.
JUSTIÇA DIGITAL
A pandemia ocorrida há alguns anos ajudou a digitalizar a atuação da Justiça, ampliando a capacidade de atendimentos e tramitação de forma online. “Houve realmente uma transformação no sistema judiciário ao longo desses anos, que tivemos que nos adequar. Mas acredito que, de uma maneira geral, mudou para melhor. A digitalização deixou tudo muito mais ágil”, comemora Dra. Bernadeth.
Apesar desses avanços tecnológicos, a advogada faz questão de manter uma rotina muito próxima dos juízes e equipes dos cartórios, fazendo jus às prerrogativas da profissão. “Mesmo com a celeridade possibilitada pelos meios digitais, é importante fazer o acompanhamento processual frente aos juízes e promotores responsáveis por cada caso. Depois de dar entrada nas petições, deve-se instaurar esse diálogo com fins esclarecedores, para que os juízes entendam o que de fato representa a situação de cada cliente. É importante que ele tenha conhecimento de alguns pormenores para um melhor entendimento e uma decisão mais justa”, pontua.
PROFISSIONAL DIFERENCIADA
Em seus atendimentos, Dra. Bernadeth procura avaliar todos os lados e mostrar o que é e o que não é direito de seu cliente, mesmo quando ele gostaria de ouvir outra coisa. “Eu falo sempre que o direito do cliente está nas nossas mãos.Não importa quem está do outro lado você olha o direito. Se tem direito, se esforce para fazer o melhor para merecer a confiança depositada. É o mais importante”, ressalta.
Dra. Bernadeth Cunha é a profissional que faz questão de conversar com todos os agentes envolvidos em sua atuação. Sejam eles Ministros, Juízes, Procuradores de Justiça ou Assessores e colegas advogados. “Os longos anos de trabalho me deram essa oportunidade, e eu aproveitei. Sempre procuro fazer de tudo o que posso para melhorar como pessoa e profissional e fazer o melhor pelo cliente que me confiou as suas dores e preocupações. E, em função disso, eu procuro ser uma pessoa melhor, não só como profissional, mas também como cidadã”, declara a advogada.
No escritório que leva seu nome, a advogada conta com uma equipe de especialistas formada com outros colegas de profissão, auxiliares e estagiários, além dos servidores da área administrativa. As questões que surgem são distribuídas pela equipe, mas sempre sob a supervisão dela. “Hoje, o escritório é formado por profissionais especializados na área de família, além dos servidores administrativos. E, possivelmente, haverá novas contratações”, antecipa.
Toda essa experiência ela adquiriu ao longo de uma história admirável. Ela foi Procuradora Municipal; Conselheira estadual e diretora tesoureira da OAB-BA em duas gestões, ou seja, de Dr. Pedro Milton de Brito e de Dr. Thomas Bacelar, quando nesta última gestão foi adquirida à vista, por um esforço hercúleo, a Sede da OAB/Ba; Foi também presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia – CAAB; e Conselheira Federal da OAB; além de assessora especial da presidência Nacional da OAB na gestão do Dr. Rubens Approbatto Machado, fazendo um trabalho de valorização das Seccionais e subseções do Brasil, sendo ainda a primeira presidente da ABMCJ-BA (Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica – Ba) e representou a Bahia na fundação do Departamento Feminino da OAB, sendo a primeira presidente, hoje Comissão da Mulher Advogada; e ainda presidente do Conselho Municipal da Mulher, em Salvador.
Em agosto deste ano foi agraciada com a Comenda Barachisio Lisboa, honraria concedida pelos mais de 50 anos de dedicação ininterrupta à advocacia. Assim, construiu essa trajetória de tanto sucesso e reconhecimento. “Eu digo sempre que o cliente é o nosso maior propagandista para o melhor ou o pior. Se você atua bem, o seu cliente de 20 anos atrás, vai sempre lhe recomendar. Mas, além disso, especialmente, nessa área de nossa profissão, é importante estar sempre atualizado, porque o sistema está em constante mudança e precisamos estar sempre prontos para fazermos o melhor em tudo pelo cliente que em nós confia o seu problema”, conclui.