sinduscon (1)

SINDUSCON-BA FORTALECE PAUTAS DE INOVAÇÃO E ESG COLETIVAMENTE

SINDUSCON-BA FORTALECE PAUTAS DE INOVAÇÃO E ESG COLETIVAMENTE

A inovação e as práticas de ESG são pautas do setor da construção e o Sinduscon – Ba, Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia já vem realizando ações neste sentido. “Tem assuntos que nossas empresas podem fazer isoladamente, mas penso que Inovação, Governança, Responsabilidade Social e Sustentabilidade devem ser pautas do setor e tratadas coletivamente para termos mais eficácia”, afirma o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim.

Em 2023, o Sinduscon-BA certificou a primeira turma do Programa de Capacitação para Implantação do ESG em Empresas da Construção. O curso de seis meses incluiu oficinas e reuniões de consultoria, promovido pelo Centro de Tecnologia em Edificações (CTE). “O Sinduscon é o mesmo há 71 anos no que se refere a vestir a armadura e defender os interesses do setor. Mas, sempre motivado a fomentar projetos inovadores”, pontua o presidente. A entidade assume esse compromisso em consonância com seu importante papel de fomentar e oportunizar a comunicação de seus pares, criando um espaço para debater questões e problemas coletivos, na busca por soluções duradouras e assertivas.

“Não faz sentido um associado passar por um problema no passado, e hoje outro associado enfrentar o mesmo dilema e levar o mesmo tempo do anterior para resolvê-lo. Se temos afinidade e sinergia de atuação, porque não ter um espaço para debater nossos temas?”, questiona Alexandre Landim.

Por falar de espaço, o próprio espaço físico do Sindicato já traz uma abordagem sustentável. O Edifício Sede do Sinduscon-BA, inaugurado em 2013 foi concebido com o objetivo de ser um exemplo de tecnologia, servindo como estímulo para as construtoras.

ESTRUTURA FÍSICA SUSTENTÁVEL

O Sinduscon-BA possui sede própria e está localizada no primeiro edifício certificado com IPTU verde de Salvador. A opção por construir dentro dos critérios estabelecidos pelo Processo AQUA demonstrou ao mercado baiano a viabilidade econômica e técnica de incorporar novas tecnologias, sistemas e materiais, com foco sustentável da concepção até o uso e operação de um edifício. O AQUA foi o primeiro referencial técnico brasileiro para construções sustentáveis, auditado pela Fundação Vanzolini.

“Nosso prédio tem várias soluções de sustentabilidade empregados. Ele foi o primeiro edifício comercial da Bahia contemplado em 2013 com o Selo Ouro do IPTU Verde, pela Prefeitura de Salvador. E recebeu a certificação AQUAHQE, de Alta Qualidade Ambiental, nas fases de programa, concepção e realização, o que o capacitou para o nível ouro do tributo municipal. O enquadramento de nossa sede no IPTU Verde representou um exemplo para o setor do investimento na sustentabilidade dos projetos”, destaca Alexandre Landim.

Gestão dos impactos ambientais – A sustentabilidade do edifício sede da Sinduscon-BA está relacionada à redução dos impactos ambientais ao longo do seu ciclo de vida, ao uso racional de recursos, à gestão sustentável da água e à adoção de soluções que propiciem a eficiência energética. “Os espaços do prédio foram concebidos para promover a saúde e o bem-estar dos usuários, com soluções e tecnologias que proporcionam desempenho térmico, acústico, olfativo e visual, além da qualidade sanitária dos ambientes, da água e do ar”, orgulha-se o presidente da entidade.

Dentre as tecnologias presentes no prédio estão o reuso de água; mictórios ecológicos; sistemas para desempenho acústico dos ambientes; e sistema de refrigeração alimentado a gás natural. “Também estamos em um processo para expandir o sistema de energia solar fotovoltaico e temos fachadas ventiladas, que ajudam a economizar no ar-condicionado”, detalha Alexandre Landim.

Reforma – A preocupação com a sustentabilidade e inovação segue firme nas soluções adotadas na reforma do prédio. “Nossa sede acolherá um Hub exclusivo para tratar de questões relacionadas à construção civil. O espaço vai concentrar empresas de grande e pequeno porte, novas e tradicionais, startups, projetistas, fornecedores, professores e estudantes. A aposta em tecnologia e inovação é um impulso para novos empregos e empreendimentos”, comemora o presidente.

HUB DA CONSTRUÇÃO: INTERAÇÃO COM O SETOR AMPLIADA

O lançamento do Hub da Construção marcou os 71 anos de atuação da entidade. “É um espaço para fomento da inovação e da sustentabilidade, para pensar como produzir com mais segurança e produtividade. É uma área de tecnologia específica para o ecossistema da construção civil, muito importante nesse momento de expectativa pelo lançamento de programas habitacionais”, pontua Alexandre Landim.

O espaço terá três pavimentos, com 40 assentos no coworking, três salas de reunião e 13 salas privativas. Há também nicho destaque para pequenas exposições, espaço fechado para equipamentos de realidade virtual, para lanches e snacks, e o rooftop, ambiente próprio para confraternizações, almoços, happy hours e apresentações. O projeto inovador conta com conceito biofílico, baffles acústicos e móveis 100% sustentáveis com materiais exclusivos.

Programas para todos – A Construção civil é diversificada, englobando obras industriais, públicas, habitação imobiliária, habitação de interesse social, saneamento, abastecimento, rede elétrica etc. Em cada uma delas, há ainda segmentações, para garantir um bom orçamento e execução, ações de ESG, contabilidade, prestação de contas, dentre outros.

Nesse sentido, o Sinduscon-BA contempla em suas estratégias temas de interesse de todos. O sindicato reúne sete Grupos de Trabalho, responsáveis por desenvolver ações com temáticas Trabalhista, Qualidade, Segurança e Saúde no Trabalho, Inovação e Produtividade, Grupo de BIM, Normas Técnicas e Jurídico

A entidade também lançou o projeto Sexta da Construção – Um Café da Manhã com conteúdo, para discutir temas variados. “Inovação e Construção só funcionam dentro de uma ação coletiva. Por isso, o Sinduscon fornece bastante conteúdo, mostrando o nosso posicionamento e focado em apoiar as pequenas e médias empresas a participarem da transformação do setor”, avalia Alexandre Landim.

CONTATO

Telefone: (71) 3616-6000
WhatsApp: (71) 98101-1162
Instagram: @sinduscon_ba
E-mail: atendimento@sinduscon-ba.com.br
Site: sinduscon-ba.com.br

Comments are closed.