madeireira-brotas

MADEIREIRA BROTAS: UMA MARCA COMPROMETIDA COM AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

MADEIREIRA BROTAS: UMA MARCA COMPROMETIDA COM AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

Os princípios de ESG são adaptáveis a qualquer segmento de mercado. É possível dar atenção especial à Governança, ao Social e ao Ambiental em todas as áreas profissionais, com o mesmo afinco. Na Madeireira Brotas, essa premissa ganha contornos sólidos. A marca nasceu há 45 anos no segmento de venda de madeira serrada e hoje oferece também materiais de construção, ferragens, pisos, revestimentos e toda a linha para marcenaria. E no quesito responsabilidade socioambiental, vale destacar que a marca extravasa com inúmeras ações solidárias. Doações a asilos, creches e instituições que cuidam da população vulnerável estão sempre no foco da empresa, que participa de cenários de apoio aos setores e pessoas mais carentes da sociedade.

“A Madeireira Brotas vem aperfeiçoando suas práticas de Governança ao longo dos últimos anos e hoje se orgulha dos vários resultados já alcançados”, afirma a Sócia-Diretora, Clélia Domingues. Com um objetivo claro, a empresa cumpre o seu propósito de levar ao cliente a melhor solução para a necessidade de sua obra, com materiais de qualidade, preço justo e satisfação. E, ao mesmo tempo em que realiza o sonho e objetivo do cliente, também contribui para a construção de um mundo melhor, mais justo e igualitário.

GOVERNANÇA APRIMORADA

Dentro das práticas de aperfeiçoamento de sua Governança, a Madeireira Brotas tem implementado novas rotinas de processos ao longo dos anos, especialmente nos setores de Recursos Humanos, Saúde, Segurança do Trabalho, Marketing, Qualidade e Logística. Em 2022, por exemplo, a Madeireira Brotas passou a investir em modernas tecnologias para a gestão de riscos, adquiriu softwares especializados, remodelou procedimentos e investiu em endomarketing.

GRUPO BROTAS

O reposicionamento também tem sido foco prioritário dentro do planejamento estratégico da marca. O novo conceito reflete o momento atual da empresa, que decidiu investir pesado na revitalização de sua marca. “A empresa busca agora um novo posicionamento no mercado, para ser reconhecida como um grupo, o Grupo Brotas, uma marca forte e sólida na capital baiana e Região Metropolitana”, conta João Filho, sócio-diretor da empresa.

Para isso, o Grupo Brotas fez uma série de mudanças e investimentos nos últimos dois anos. Criou um departamento interno de Marketing, contratou os serviços de uma agência especializada e traçou um plano de ação para alcançar esse reposicionamento como Grupo. O planejamento estratégico da marca contempla pesquisas de mercado e um sólido plano de ação para a divulgação desse novo conceito. Além disso, o Grupo Brotas montou um cronograma de ações para cada meta do seu planejamento estratégico.

EM PROL DO AMBIENTAL

Seguir as leis de forma ética e responsável, a fi m de cumprir os direitos e deveres da empresa e de sua equipe é um dos lemas da empresa. Para ratificar esse compromisso com a preservação ambiental, está o incremento da venda de madeira reflorestada (pinus) e de produtos verificados e certificados, que não afetam a natureza, como painéis, portas, tábuas e peças.

Além disso, a fim de atender as questões relacionadas à sustentabilidade, a empresa adota o uso de iluminação natural e zenital em parte dos ambientes de produção; ventilação natural na área do galpão; infraestrutura adequada para comportar a instalação de usina fotovoltaica; localização favorável para acesso e transporte.

GESTÃO HUMANA

As políticas internas de bem-estar e saúde também estão no centro de atuação da Madeireira Brotas, que adotou medidas efetivas. “Fortalecemos as práticas de saúde e segurança no trabalho e nos preocupamos com a qualidade de vida nos nossos colaboradores. Por exemplo, oferecemos planos de saúde custeados 100% pela empresa. Também implantamos o Recursos Humanos e contratamos consultoria, para atuar de forma mais incisiva nas pontas das operações”, destaca João Filho.

O sistema de gestão de pessoas da empresa inclui a contatação de funcionários com idade superior às exigências de contratação do mercado, premiações de aniversário, seguro de vida, profissionalização das equipes, eventos internos durante todo o ano, horas extras com horário reduzido aos sábados e outras ações. Estão também nesse rol a promoção de palestras e rodas de conversa, com temas associados à saúde física e mental. Também cumpre esse compromisso com o social o programa criado para profissionalizar jovens em situação de vulnerabilidade nas áreas de varejo e administrativa. “Assim, não apenas garantimos mão de obra qualificada para empresas do setor do varejo, mas também transformamos a vida de dezenas de alunos que passaram por seus projetos”, comemora Clélia Domingues.

CONTATO:

Telefone: (71) 3418-9999

Whatsapp: (71) 99904-5427

Instagram: @madeireirabrotasSite: madeireirabrotas.com.br

Comments are closed.