SEBRAE BAHIA ADERE AO PACTO GLOBAL E DEFINE PLANO DE AÇÕES EM PROL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae/BA) aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, com o propósito de contribuir de forma proativa para o desenvolvimento sustentável. Desde 2020, a entidade reforça ações direcionadas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) conectados com sua área de atuação.
Os esforços empreendidos pelo Sebrae/BA são pautados por um plano de ação global, intitulado Agenda 2030, que converge na construção de um mundo melhor, com foco nas pessoas, no planeta e na prosperidade. “A missão do Sebrae já traz essa motivação inspiradora em suas bases: promover o desenvolvimento sustentável a partir dos micro e pequenos negócios, que são os campeões na geração de emprego e renda para as famílias brasileiras”, destaca o superintendente Jorge Khoury.
Para a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae/BA, Márcia Suede, “o Sebrae/BA se engaja de forma voluntária e consciente dessa missão de ser agente de desenvolvimento na sociedade baiana e brasileira, por meio do empreendedorismo”.
A iniciativa de se tornar membro signatário do Pacto Global, alinhando sua atuação aos ODS, rendeu à organização importantes reconhecimentos. Em 2022, por exemplo, o Sebrae/BA recebeu o Prêmio PMI-BA Melhores do Ano de 2022, concedido pelo Project Management Institute Bahia (PMI-BA).
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Dentro desse contexto de atuação conectado com o movimento global direcionado ao ESG, o Sebrae/BA definiu um planejamento estratégico para a definição de ações específicas. “Nosso propósito é agregar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à estratégia e atuação do Sebrae/BA, pensando de forma conjugada ambiente interno e externo”, explica Marcia Suede.
A atuação interna inclui o engajamento de lideranças, pessoas e equipes, alinhamento de processos e plano de ação. Em relação à atuação externa, o Sebrae/BA tem investido em ações variadas, especialmente que abordem os impactos do trabalho da entidade junto aos pequenos negócios e à sociedade, no tocante à sustentabilidade.
ODS PRIORITÁRIOS
O planejamento estratégico do Sebrae/BA foi montado a partir da identificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que apresentavam maior conexão com sua área de atuação. Após o reconhecimento dos ODS que faziam sentido para a cadeia da entidade, O Sebrae/BA estabeleceu as etapas do processo para alcançar seu propósito.
“Estabelecemos os níveis de ambição, os ODS prioritários e estratégicos e as metas e indicadores alinhados com a estratégia do Sebrae/BA. Em seguida, partimos para o desenvolvimento e aplicação prática do plano de ação, além do monitoramento das metas e indicadores desse plano, para detectar os resultados e as possibilidades de melhorias”, destaca a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae/BA
A identificação dos 5 ODS prioritários (8, 10, 12, 16 e 17) foi possível em razão de um trabalho conjunto, que incluiu a escuta ativa com lideranças e grupos focais com participação do corpo funcional da entidade. Ao final, foram determinados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltados para a gestão interna e reputação e para o cumprimento de propósito e visão.
“Os nossos pilares foram garantir exemplaridade e coerência entre os ODS norteadores e o trabalho desenvolvido pelo Sebrae. Percebemos a estreita vinculação deles à atuação do Sebrae/BA desde o mapa estratégico, aos programas e projetos finalísticos do atendimento empresarial”, conta a gestora
DESDOBRAMENTOS
Uma das preocupações do Sebrae/BA foi adotar ferramentas eficientes para amplificar o conhecimento e engajamento dos públicos internos e externos e conquistar adesão ao plano de ação ordenado com os ODS. Para isso, o órgão investiu em oficinas com os funcionários das diversas agências do Sebrae no Estado e em campanhas de endomarketing para sensibilização e promoção destes valores.
“Criamos um plano envolvendo todas as áreas da organização, para haver clareza nas entregas de cada unidade que impactam na agenda ESG do Sebrae/BA com os ODS. Também conseguimos capacitar 298 colaboradores nas oficinas. Além disso, o nosso projeto está servindo de benchmark para o Sistema Sebrae, notadamente os Sebrae Rio Grande do Norte e Sebrae Paraíba, e foi referenciado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo”, comemora Marcia Suede.
SEBRAE ECOS
Ainda no cenário da Agenda ESG, o Sebrae/BA ganhou um reforço no trabalho com os pilares da sustentabilidade. O Sebrae Ecos chega à Bahia como braço operacional do Centro Sebrae de Sustentabilidade, localizado no Mato Grosso.
“O Sebrae Ecos é uma referência para difusão de conhecimentos, boas práticas e inovação em sustentabilidade para a comunidade empreendedora e toda a sociedade baiana”, explica a Coordenadora. A nova unidade está em implantação no Espaço Colabore, no Parque da Cidade, em parceria com a Prefeitura de Salvador.
AÇÕES PARALELAS
O Sebrae/BA possui ainda outras ações que dialogam com o ESG. A entidade mantém, por exemplo, um Comitê de Sustentabilidade ativo desde 2011, a fim de estimular e criar mecanismos para integrar a sustentabilidade no processo de gestão do Sebrae/BA.
Há também um programa com foco em compliance, ética e governança, fortalecendo o trabalho das instâncias de auditoria interna, comissão de ética e ouvidoria. A diversidade também entra nesse quesito, com a implantação de núcleo com representatividade de diferentes unidades e perfis de colaboradores.
Por fim, a cultura organizacional tem ganhado novos contornos com a implantação de um grupo de trabalho para difundir os valores da cultura corporativa do Sebrae/BA, uniformizando o diálogo com os colaboradores sobre os diferentes eixos de atuação listados acima como uma agenda integrada que pauta a Cultura da organização.
CONTATOS
Telefone/Whatsapp: 0800 570 0800
Instagram: @sebraebahiaSite: sebrae.com.br