O FUTURO DA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL

O FUTURO DA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL

Integração das Práticas ESG na Formação dos Estudantes

A Unijorge acredita que as instituições de ensino desempenham um papel importante para a

sustentabilidade e responsabilidade social. Com uma visão ética, responsável e comprometida com o futuro e as novas gerações, a instituição tem uma atuação diária para desenvolver habilidades, atitudes e competências, para formar profissionais de excelência, e cidadãos conscientes.

Por meio de uma política de Responsabilidade Social alinhada com seus valores e missão, a Unijorge desenvolve projetos que valorizam a qualidade de vida, a inclusão, a diversidade e a transformação social. Para isso, a instituição adota os pilares ESG como referência em suas ações, para nortear programas sociais na extensão, pesquisa e ensino, a fim de equilibrar as dimensões social, econômica, cultural e ambiental.

Com uma ampla variedade de cursos, corpo docente capacitado, infraestrutura moderna, além de articulação com órgãos públicos e entidades, a Unijorge concede assistência à população em diferentes áreas. Além disso, dispõe de núcleos de acessibilidade e inclusão, parcerias e cooperação técnica, que promovem o engajamento da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. Para o reitor da Unijorge, Nédio Júnior, a educação é fundamental na compreensão dos desafios ambientais e sociais, sendo importante a intersecção entre ambiente de ensino e a comunidade, por meio da prestação de serviços. “O objetivo é desenvolver, aproximar e promover melhorias à sociedade, por meio das boas práticas, levando a conscientização do pensar coletivo em cada projeto realizado”, explica.

SERVIÇOS PARA A COMUNIDADE

A Unijorge tem projetos permanentes e oferece atendimento gratuito à população em diferentes áreas. Na área da Saúde, oferece serviços à comunidade interna e externa. O atendimento é realizado por alunos, sob a supervisão de professores, na clínica escola interdisciplinar da instituição.

Já o curso de Direito disponibiliza o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), com atendimento gratuito à população vulnerável nas áreas trabalhista e civil. O NPJ visa à formação integral de futuros advogados, conscientes de seu papel social.

A Unijorge tem também um Convênio de Cooperação Técnico Científico com a Prefeitura de Salvador, que realiza planos de prevenção de situações de risco de desastres naturais, estudos e projetos de urbanização.

DIVERSIDADE, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

De forma pioneira, foi criado em 2020, o AMADO – Núcleode Apoio à Comunidade LGBTQIAPN+ da Unijorge, com o objetivo de promover a diversidade e oferecer acolhimento para a coletividade. O AMADO realiza serviços gratuitos, promove palestras, debates e apoia entidades e campanhas.

A acessibilidade também é pensada e valorizada na instituição. Para o atendimento e apoio especializado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, com altas habilidades ou superdotação, a Unijorge possui o Núcleo de Acessibilidade, que conduz as ações de inclusão.

RECONHECIMENTOS E CERTIFICAÇÃO

A Unijorge tem recebido selos e certifi cações por suas práticas de Responsabilidade Social. Desde 2017, é laureada com o Selo da Diversidade Étnico-Racial, da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), por promover a equidade racial por meio de boas práticas no mercado.

Além disso, recebeu também o Selo de Reconhecimento de Instituição Socialmente Responsável, pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) e o Selo de Diversidade LGBT+ da Semur, por suas ações de inclusão e acolhimento a essa população.