grupo-aratu

GRUPO ARATU: INFORMAÇÕES DE QUALIDADE, COM FOCO NO INTERESSE PÚBLICO

GRUPO ARATU: INFORMAÇÕES DE QUALIDADE, COM FOCO NO INTERESSE PÚBLICO

O compromisso com o desenvolvimento do estado e da sociedade baiana é o propósito do Grupo Aratu. O veículo de comunicação busca compreender necessidades, para melhorar a qualidade de vida das pessoas e valorizar a cultura da Bahia. A pauta ESG está inserida nesse cenário. “Somos todos parte de um mesmo ecossistema. Assim, entendemos que essa agenda é progressiva, e a conscientização para dentro e para fora são compromissos firmados e em crescimento”, afirma a CEO do Grupo Aratu, Ana Coelho.

Para garantir o cumprimento de seu propósito, o Grupo Aratu investe em pesquisas de mercado. Associado a isso, são realizados encontros com agentes da sociedade civil. “Fazemos reuniões com líderes comunitários, representantes das instituições das cadeias produtivas e do terceiro setor, autoridades públicas. Exercemos nosso ofício no mais elevado padrão de produção de conteúdos de jornalismo, esportes e entretenimento, com imparcialidade, isonomia e credibilidade’, destaca a CEO do Grupo.

Recalculando a rota do posicionamento – Em 2023, o Grupo Aratu promoveu uma inflexão no conteúdo regional, privilegiando ainda mais as informações voltadas aos serviços e interesses da comunidade, cidade e estado. “Estamos muito mais próximos da área cultural e do terceiro setor. Entendemos que a abordagem exagerada da violência gera fadiga mental e estabelece receios e traumas de convivência”, avalia Ana Coelho.

Dentro dessa reestruturação de posicionamento, a empresa optou por excluir de sua programação os espaços que provocam a espetacularização da violência. “Mostramos as situações com cuidado, respeito e sempre com apuração. Além da mudança na programação, temos realizado projetos diferenciados, como os especiais sobre o bicentenário da Independência e a trezena de Santa Dulce; a cobertura das Lavagens de La Madeleine, em Paris, e de Santo Antônio, em Lisboa; e o acompanhamento dos atletas baianos nos Jogos Pan Americanos no Chile”, enumera a CEO do Grupo.

POLÍTICAS INTERNAS

As políticas internas de bem-estar dos funcionários se materializam na cultura de convivência em grupo. O Grupo Aratu está em processo de requalificação de todos os espaços da empresa, a fim de torná-los mais agradáveis e ergonômicos. “Temos avançado nas situações de melhoria do nosso ambiente de trabalho, tornando-o mais acessível aos colaboradores e visitantes”, conta a CEO do Grupo.

A motivação do Grupo é proporcionar experiências positivas. “Temos muitos artistas de grafites que estão modificando nossas áreas com lindos e coloridos trabalhos. Além disso, temos um espaço de descanso climatizado, silencioso, com acesso a livros, internet, computador e TV. Procuramos construir e manter relações leves, baseadas na confiança mútua e no compromisso de todos com resultados”, destaca Ana Coelho.

Preservação ambiental e o social na pauta – O Grupo Aratu mantém na pauta as ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. “Exercemos o firme compromisso de promover, apoiar e informar o maior número de pessoas possível no Estado sobre os princípios do convívio social, onde se inclui a preservação ambiental, o respeito e o fortalecimento da cidadania”, afirma Ana Coelho. Na mesma esteira, o Grupo promove ações para mitigar ao máximo quaisquer transtornos que possa causar à comunidade do entorno e apoia a economia do bairro, contratando serviços de pequenos empreendedores para projetos e ações da emissora. Também marca presença em espaço da promoção da economia criativa, como o Doca1.

ETICA E CREDIBILIDADE

A gestão empresarial por trás do Grupo Aratu defende princípios sólidos. “Nós temos a atividade de imprensa, e a emissora não chegaria aos 55 anos se não exercesse seu ofício primando pela ética e pela credibilidade. Todos os stakeholders (fornecedores, clientes, parceiros, poder público, colaboradores e acionistas) encontram amparo na condução legal dos nossos negócios, que cumprem fielmente a legislação”, pontua Ana Coelho.

As estratégias que respaldam essa longevidade incluem a valorização do respeito dentro de todas as relações construídas pela emissora. Nas relações comerciais, mantemos a discrição com as estratégias que nos são compartilhadas pelos anunciantes. Oferecemos uma programação de qualidade e respeito às famílias e à sociedade. Entre pessoas, equipes e áreas, o respeito é elemento crucial da nossa cultura empresarial”, assinala a CEO do Grupo Aratu.

COMUNICAÇÃO CONVERGENTE

O Grupo Aratu trabalha sua comunicação a partir da convergência dos meios de comunicação, tendo em mente que o seu produto é “conteúdo” e que sua audiência transita por entre esses variados veículos, sejam eles digitais ou tradicionais. “Nossos conteúdos produzidos para os meios consagrados (TV e outdoor) repercutem nas redes sociais, principalmente YouTube e Instagram. Além disso, temos um portal de notícias e também produzimos conteúdos específicos, como transmissões e programas pensados apenas para os meios digitais”, destaca Ana Coelho.

O público ocupa sempre o primeiro lugar na hora de definir as ações. A prioridade é entender o que esse público quer consumir e como é possível ofertar essa informação. A partir daí promove o alinhamento do tradicional com o digital, usando estratégias da comunicação integrada. “A TV sempre funcionou com um senso de urgência e volume de conteúdo alto. Mas as redes sociais apresentam uma capilaridade muito maior, o que traz a necessidade do acompanhamento para além da produção de conteúdo”, diz a CEO.

A busca diária do Grupo é pela eficiência da comunicação. Para isso, traça objetivos claros, busca entender os hábitos do público, mas mantendo fidelidade à personalidade da marca. “Realizamos reuniões para definir o plano estratégico para o ano, dentro de um processo integrativo e participativo. Fazemos avaliações, ajustes, correções e adaptações sempre que necessário, pois precisamos navegar de forma correta para alcançar nossos objetivos”, conclui a CEO.

CONTATO:

Site: aratuon.com.br
Instagram: aratuonline

Comments are closed.