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BRAVO: DUAS DÉCADAS DE LIDERANÇA COM UMA ATUAÇÃO SUSTENTÁVEL

BRAVO: DUAS DÉCADAS DE LIDERANÇA COM UMA ATUAÇÃO SUSTENTÁVEL

As boas práticas na área de ESG fazem parte da cultura da Bravo Caminhões e Ônibus, que vem a cada ano ampliando o olhar sobre o tema e conduzindo novas políticas internas nessa temática. Em 2023, por exemplo, a empresa iniciou a comercialização da nova linha de caminhões EURO 6, com foco na preservação ambiental e sustentabilidade. A linha EURO 6 reduziu significativamente os níveis de emissão de gases nocivos na atmosfera.

“Conseguimos obter uma redução de 70% no volume de NOX em comparação aos que atendem à legislação da linha anterior, o P7/Euro V”, afirma a CEO da Bravo Caminhões e Ônibus, Alessandra Lobo. A marca que é concessionária da Volkswagen também comemora o fato de a fabricante ter desenvolvido e produzido o primeiro caminhão 100% elétrico do Brasil.

Outras iniciativas fazem parte dessa contínua implementação de ações voltadas ao ESG, como o uso de placas de energia solar na matriz e no posto multimarca Bravo Truck Center, ambos em Salvador, e na filial de Santo Antônio de Jesus. Além disso, a empresa adotou um sistema separador de água e óleo que permite limpar todas as impurezas e bactérias, para que a água possa ser reutilizada em outras atividades, como, por exemplo, na lavagem de caminhões.

Em seus 29 anos de fundação, a empresa tem liderado e apoiado ações que fazem a diferença na sociedade, a exemplo do Projeto Vida. Implantado em 2005, o projeto tem como objetivo implementar ações de solidariedade e cidadania, por meio da arrecadação periódica de alimentos, roupas, brinquedos e itens de higiene pessoal.

Compliance e Governança – Políticas importantes de Compliance e Governança integram o planejamento estratégico da Bravo, com uma formatação traçada em métricas. Elas direcionam as ações, que são aprimoradas ano a ano, a fim de que as equipes tenham segurança e os resultados sejam assertivos. Como resultado, nos últimos cinco anos, a Bravo integrou o ranking das 10 melhores empresas para se trabalhar na Bahia, com a certificação do Great Place To Work (GPTW).

Todos os colaboradores que entram na empresa recebem materiais institucionais e explicações sobre o código de ética, política compliance, canal de denúncias e o Programa de Integridade. A ideia é preservar essa posição, valorizando os princípios da Bravo, como a integridade, transparência e responsabilidade nas relações com todos os públicos. “A informação verdadeira e honesta e o cuidado com a conduta ética de seus líderes, colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros são sempre valorizados e norteados pelo Programa de Integridade, pelo Código de Conduta e por políticas internas”, explica Alessandra Lobo

NA LIDERANÇA DO MERCADO MAIANO HÁ 20 ANOS

A Bravo Caminhões e Ônibus faz parte do Grupo Luiz Mendonça e possui hoje nove fliais, sendo sete no estado da Bahia, duas na zona pantaneira de Minas Gerais e um Truck Center em Salvador. Na Bahia, a liderança no mercado se mantém estável há cerca de duas décadas. “A Bravo quer estar no topo da decisão do cliente quando se fala em soluções em transportes. Isso vai muito além da venda do caminhão enquanto produto. Tem a ver também quando o cliente reconhece e percebe que podemos atingir suas expectativas, desejos e necessidades como empresa”, destaca a CEO.

Público-alvo – Uma das formas de definição de público é feita a partir da análise de dados gerados pelos sistemas internos, como o relatório de emplacamento. “Conseguimos enxergar e entender o comportamento do público e aplicar isso em ações práticas de vendas. Foi por meio da análise de dados, por exemplo, que enxergamos a forte demanda do caminhão extrapesado no Oeste da Bahia. O objetivo é estratificar e direcionar cada produto para atender as necessidades do público-alvo da região com base em suas características”, destaca Alessandra Lobo.

Essa maneira dinâmica de enxergar o mercado permite à Bravo identificar com agilidade as novas demandas. Assim, a empresa consegue propor e implementar soluções e projetos eficientes. Foi como nasceu a ideia de inaugurar lojas de manutenção em outras cidades da região e novos canais de vendas. “Tudo isso será implementado em curto prazo e ajudarão a potencializar o avanço comercial e a possibilidade de investirmos em negócios complementares”, pontua a CEO da Bravo.

Parcerias – Na gestão da Bravo, as parcerias têm um lugar reservado. “Entendemos que é fundamental fazer parcerias, tanto na gestão empresarial, quanto no incremento de novas receitas. Temos parceiros que vão desde nossos sistemas integrados de gestão e tecnologia até o setor comercial, que compõe nossas receitas, como, por exemplo, com as indústrias de autopeças e caminhões, de pneus e baterias; soluções financeiras, como bancos, administradoras de consórcios e locadoras de veículos pesados”, conta Alessandra Lobo.

As parcerias têm objetivos claros dentro do planejamento estratégico da Bravo. Elas visam agregar ao negócio know how, qualificação e a conveniência necessários ao atendimento das diversas exigências e necessidades dos clientes. “Sempre pensamos em parcerias e melhores soluções que acompanhem a venda do produto e/ou serviço ao nosso consumidor. Então investimos também em parcerias que versem sobre melhores créditos, marcas, prazos etc”, acrescenta a CEO.

Crescimento – Apesar da liderança prolongada, a Bravo segue pensando em novos projetos e em formas de manter-se nessa posição. “Acreditamos que não há como pensar em crescimento sem análise e planejamento, por isso fazemos uso de importantes ferramentas tecnológicas de leitura de mercado, que norteiam nosso projeto de expansão e nos permitem direcionar nossos esforços e investimentos”, destaca Alessandra Lobo

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Whatsapp: (71) 99903-9600 / (32) 99952-9500
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