ACBEU: UMA HISTÓRIA QUE NASCEU CONECTADA COM O ESG
A ACBEU está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e é signatária do Pacto Global. Mas a prática de ESG acompanha a associação sem fins lucrativos desde a sua fundação. Com a missão de conectar pessoas por meio da educação e da cultura, a ACBEU tem como uma obrigação estatutária conduzir uma Governança de forma orgânica, que já leva automaticamente à implantação do Social e do Environmental.
Em 82 anos de história, a ACBEU formou mais de 400 mil pessoas, sendo 80 mil bolsistas. “Isso nos deixa muito orgulhosos e com a certeza de que ainda temos muitos anos à frente de exercício de boas práticas de ESG. Nós somos ESG desde que nascemos”, comemora o superintendente, Ticiano Cortizo.
Impacto calculado – No segmento ambiental, por exemplo, a ACBEU faz a coleta e o reuso de águas pluviais. A associação também aderiu à compra de energia no mercado livre, a partir de matrizes renováveis, fotovoltaicas e eólicas. Além disso, pratica e incentiva o reciclo do lixo orgânico e dos resíduos aproveitáveis. Unido a isso estão inúmeras campanhas de conscientização internas e externas. “Os impactos que as atividades da ACBEU causam são atenuados por essas ações de preocupação com o entorno dos nossos negócios”, afirma o superintendente.
Passando para o campo social, a ACBEU possui um planejamento defi nido para cumprir seu papel no impacto social positivo em todas as áreas de negócios. “Nós continuamos com o programa de bolsas, em que 5% das matrículas são revertidas e bolsas e renovadas a cada semestre. O critério de escolha dos bolsistas foi desenvolvido para atingir efetivamente quem mais precisa. Além de políticas próprias de concessão de bolsa para pessoas financeiramente carentes, nossa ACBEU também desenvolve em parceria com a Embaixada e Consulados Americanos, projetos educacionais com engajamento social que visam também a capacitação na língua inglesa como meio para a preparação de indivíduos para o mundo.”, explica Ticiano Cortizo.
Capacitação em novas habilidades – Os programas de bolsas ofertados pela ACBEU não se limitam ao ensino da língua inglesa. “Nossa preocupação é que os nossos alunos bolsistas façam a diferença na sociedade. Por isso, dentro desses programas temos capacitação em soft skills que têm sido cada vez mais demandadas pelo mercado, como liderança, empreendedorismo, protagonismo. E temos casos que exemplificam que basta nós darmos a oportunidade e capacitarmos”, comenta.
Valorização dos recursos humanos – O período de pandemia despertou uma atenção ainda maior para a gestão de recursos humanos. “Esse período também atingiu os nossos colaboradores. E hoje estamos muito empenhados em melhorar ainda mais a qualidade de vida deles. No último ano e meio fizemos uma grande revisão de todos os benefícios”, ressalta Ticiano Cortizo.
ÁREAS DE NEGÓCIOS
Atualmente a ACBEU atua em seis frentes de negócios bem definidas e com objetivos claros. A Educational Solutions tem um posicionamento claro de transformar a sociedade por meio da educação. “Somos e queremos continuar sendo reconhecidos como a melhor opção de solução no ensino da língua inglesa na Bahia”, pontua Ticiano Cortizo. Nessa área estão incluídas as unidades ACBEU Magalhães Neto e Alphaville. Também as unidades em parceria com o SENAI CIMATEC e o Colégio Marista Patamares e com as escolas, a exemplo da Tempo de Criança, Clubinho das Letras, Experimental e Análise. Por fim, também fazem parte dessa área as iniciativas de capacitação contínua do corpo docente e de docentes da rede pública, além do ensino online.
Com a Maple Bear, a ACBEU surge como melhor opção de ensino bilíngue na Educação Infantil e Ensino Fundamental na Bahia, com as unidades franqueadas da Magalhães Neto e Busca Vida. “Queremos não apenas formar os melhores alunos, mas também cidadãos conscientes dos impactos de suas ações na sociedade”, defende o superintendente. A área está em pleno crescimento. Em 2023, o 4º ano chega a Busca Vida. Em 2025, chega a Salvador o primeiro High School da Bahia.
A Educação Maker traz o conceito do aprender fazendo, de forma lúdica e orgânica. O Makerspace da ACBEU está instalado na Magalhães Neto, totalmente equipado para desenvolver o aprendizado em sua potencialidade. O espaço está a serviço da sociedade, contemplando salas, auditórios, studios, palcos, com todas as ferramentas e equipamentos necessários. Para a área, a meta é se tornar o modelo de Makerspace para o estado, ampliar o rol de clientes e conseguir mais parcerias para os projetos nas escolas públicas.
Na área Cultural, a ACBEU pretende resgatar o papel de protagonista na cena cultural baiana, após o fechamento da unidade do Corredor da Vitória, que abrigava uma Galeria de Arte e um Teatro. Os diálogos já foram iniciados com Governo do Estado e Prefeitura. O primeiro passo foi dado com a permuta realizada com o Governo de serviços de tradução de exposições em troca pelo restauro do acervo da ACBEU.
O Book Buddy é mais uma linha de negócio da instituição. Com a possibilidade de não somente oferecer os serviços da biblioteca bilíngue para os alunos de toda a instituição, este também é um projeto que pode ser implementado em outras instituições de ensino que precisem oferecer para seu alunado mas não tenha a expertise de estruturar uma biblioteca bilíngue.
Por fim, o International Affairs busca auxiliar os interessados em estudar nos Estados Unidos ou em vivenciar experiências acadêmicas, pedagógicas e culturais no país. A área trabalha com aconselhamentos e orientações (a primeira consulta é gratuita), com o suporte para acesso ao ensino superior nos EUA (na ACBEU funciona o único escritório do Education USA na Bahia), com a aplicação de testes internacionais e com a operacionalização de uma associação para reunir seus ex-alunos em prol da sociedade.
“A língua inglesa é um caminho, é uma porta. O que você vai fazer depois que você abre essa porta depende muito de todos os soft skills que são desenvolvidos em nossos programas. Por isso, nosso objetivo é amplificar cada vez mais essas ações e nossos projetos na sociedade”, conclui o superintendente.
CONTATOS
Telefone: (71) 3340-5400
Whatsapp: (71) 99969-5400
Instagram: @acbeubahia
Site: acbeu.org.br