abase

50 ANOS FORTALECENDO O SEGMENTO SUPERMERCADISTA E COM O OLHAR PARA O FUTURO

50 ANOS FORTALECENDO O SEGMENTO SUPERMERCADISTA E COM O OLHAR PARA O FUTURO

A Associação Baiana de Supermercados (Abase) nasceu da atitude visionária de seu precursor, Mamede Paes Mendonça, em 1973, com o intuito de acolher, debater e solucionar problemas do segmento de supermercados. Com um trabalho alicerçado na seriedade, compromisso e credibilidade, a Abase cumpre com um papel de extrema importância para o crescimento do varejo na Bahia e para o relacionamento do setor com outras entidades supermercadistas e órgãos governamentais.

O setor supermercadista assume um importante papel para a economia do País. “Somos o segmento que mais gera empregos, o que mais gera impostos e que representa 7,5% do PIB nacional”, destaca Amanda Vasconcelos, a primeira mulher a assumir a presidência da entidade.

Responsáveis pelo gerenciamento da distribuição de alimentos, item essencial na vida das pessoas, os supermercados surgiram no final da década de 20, nos Estados Unidos, chegando ao Brasil lá pelos idos de 1950. Na Bahia, o pioneirismo do setor veio com o próprio fundador da Abase, Paes Mendonça.

A criação da Associação Baiana de Supermercados (Abase) veio suprir a demanda do setor, de ter um espaço aberto ao intercâmbio de informações e experiências e ao debate sobre soluções para questões compartilhadas pelos empresários do setor. O passar do tempo trouxe o crescimento exponencial do número de redes de supermercados.

E, nesse cenário, a Abase assume uma posição de destaque na defesa dos interesses do segmento empresarial supermercadista, acompanhando as mudanças e a evolução do setor, acolhendo as demandas do segmento e promovendo o debate para a busca por melhores soluções.

Em 2023, ano em que a Abase completa 50 anos, a Associação mantém o olhar atento para a inovação, a criatividade e o surgimento de novas tecnologias, a fim de garantir ao setor de supermercados a estrutura ideal para oferecer um atendimento qualificado aos clientes. Para tanto, a Associação proporciona aos seus associados um intenso programa de capacitação de recursos humanos, por meio de cursos, reciclagens, treinamentos e através das conexões e trocas de informações geradas na SuperBahia, a maior feira do varejo de alimentos do Norte e Nordeste.

SUPERBAHIA

A primeira edição da SuperBahia aconteceu em 2008. A feira foi idealizada, planejada e executada pela Abase para fomentar negócios entre os supermercadistas. A edição inaugural contou com a presença de 7.300 visitantes e 42 expositores. Hoje, a feira está consolidada.

Em sua 12ª edição, realizada em julho de 2023, a SuperBahia apresentou números vultosos. Foram mais de 22 mil visitantes e mais de 150 empresas expositoras. As 20 principais redes de mercados do Nordeste marcaram presença no evento, que contou também com a participação de mais de 100 supermercadistas do interior baiano. “É uma grande responsabilidade conduzir a Abase na comemoração de seus 50 anos e realizar uma feira que cresce em função da expansão do setor. Este ano, tivemos recordes de público, negócios, expositores e patrocinadores. E conseguimos gerar mais de R$ 450 milhões em negócios”, comemora Amanda Vasconcelos.

Outro avanço digno de comemoração são os resultados gerados pela inserção de práticas sustentáveis durante o principal evento da entidade. A última edição da SuperBahia contou com a contratação de uma empresa especializada em reciclagem para fazer o tratamento do material que circulou nos dias em que aconteceu a Feira.

“Esse trabalho é uma inovação da 12ª edição da SuperBahia. Nosso objetivo foi tornar o evento mais sustentável, a partir da gestão eficiente dos resíduos, já que estamos falando da maior feira de varejo no Norte-Nordeste. Temos avançado cada dia mais nas questões envolvendo a sustentabilidade e a preservação ambiental, e a partir de agora queremos que nossas ações estejam sempre conectadas com esse aspecto”, afirma a Presidente, Amanda.

Os resultados da iniciativa foram bem expressivos para o meio ambiente e demonstram o direcionamento mais consistente da entidade para as práticas de ESG. Ao final dos três dias de evento, foram coletados aproximadamente cinco mil quilos de materiais recicláveis. O tratamento adequado e eficiente dos resíduos gerou, por exemplo, uma quantidade bem reduzida de material para o aterro sanitário de Salvador.

Além disso, a ação promoveu a economia de aproximadamente 20.000 Kwh de energia; de cerca de 45 barris de petróleo; e de aproximadamente 250 mil litros de água. Sem contar que 43 árvores foram poupadas do corte com a ação de reciclagem, e 20 famílias em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas direta e indiretamente. “Nos últimos 10 anos o setor de varejo cresceu muito. Novas lojas surgiram, as antigas foram se modernizando. E isso trouxe um cuidado maior com o meio ambiente. Hoje por exemplo, vemos as lojas com iluminação em LED, que consome menos energia, e até com tecnologias de refrigeração mais eficientes”, comemora Amanda.

A SuperBahia também foi vitrine para as sacolas sustentáveis feitas de materiais de lixo industrial com capacidade para suportar até 25kg e também abriu as portas para mais de 80 cooperativas e associações da agricultura familiar de diversas regiões da Bahia, fortalecendo as políticas públicas desenvolvidas pelo estado para a agricultura familiar.

“Buscamos viabilizar os caminhos para que os nossos associados gerem uma experiência de compra mais satisfatória ao consumidor. O cliente que é impactado positivamente retorna à loja, o bom atendimento fideliza e todos só tem a ganhar”, finaliza a Presidente.

CONTATOS:
Telefone: (71) 3444-2888
Instagram: @abasesupermercados
Site: abase-ba.org.br

Comments are closed.