“Nosso objetivo é transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil.” JORGE KHOURY Superintendente do Sebrae-BA
Implementar ações sustentáveis deixou de ser opção e se tornou necessidade dentro do universo social corporativo em geral. O Sebrae adotou a ideia como propósito e vem trabalhando o tema junto aos micros e pequenos negócios. O objetivo é, sobretudo, gerar impactos positivos para as comunidades circunvizinhas, e também agregar valor às marcas. “Nosso objetivo é transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil. Para isso, precisamos fazer nosso dever
de casa e sermos exemplo”, afirma o Superintendente da entidade, Jorge Khoury.
O mapa estratégico da entidade considera as práticas ESG em todos os âmbitos. Além do planejamento e incremento de ações para amenizar impactos ambientais, o Sebrae contribui para o desenvolvimento social e econômico, aprimorando a governança. “Em 2020, o Sebrae Bahia confirmou sua adesão à rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), inserindo-se definitivamente na pauta mundial da sustentabilidade, ao virar membro signatário”, destaca o superintendente. Desde então, o serviço integra a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo, que avança por meio de um modelo longevo, conectado com as demandas humanas.
Capacitação interna – Para implementar uma cultura organizacional sustentável. o Sebrae Bahia iniciou um trabalho de capacitação e sensibilização de colaborares com vistas à implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2023, foram 19 oficinas sobre o tema, envolvendo 310 pessoas, entre colaboradores, trainees, estagiários e terceirizados. Além disso, foram elaborados 22 planos de ações para realização até 2024, que impactam suas unidades regionais e administrativas. “A prática da sustentabilidade é diária e precisa transbordar de dentro para fora”, pontua Jorge Khoury.
Aspecto ambiental – Com relação aos danos ambientais, o Sebrae orientou o uso preferencial de álcool na sua frota. A estimativa é que, até 2030, a entidade deixe de utilizar mais de 450 mil litros de combustível fóssil em seus veículos. Também foram adotados os copos de celulose, canecas e garrafas, evitando o consumo de 550 mil copos plásticos por ano.
“A coleta seletiva foi implantada em todas as unidades do Sebrae. O material reciclável é destinado a cooperativas, e os demais são encaminhados para empresas que realizam o descarte correto. Estamos também investindo em nossos canais digitais, reduzindo substancialmente a produção de material gráfico e impressões”, exemplifica o superintendente.
Aspecto social – O Sebrae elevou o investimento em ações que reforçam o empreendedorismo plural e diverso. Os programas e projetos se dedicam à educação empreendedora desde o ensino básico, afroempreendedorismo, empreendedorismo feminino, inclusão das pessoas com deficiência entre outros grupos. “A disseminação da cultura empreendedora desde a sala de aula constrói uma base importante. Em 2023, o programa Educação Empreendedora atendeu a mais de 14 mil professores e 77 mil alunos”, assinala o gestor.
Outras ações de relevância – Sobre o empreendedorismo feminino, especificamente, o projeto Sebrae Delas atendeu 2.820 empresárias em toda a
Bahia somente em 2023. Foram 94 eventos realizados, como o Março Delas, que levou capacitação a microempreendedoras individuais, produtoras rurais, além de micro e pequenas empresas geridas por mulheres.
No segmento de afroempreendedorismo, o Sebrae realizou, por exemplo, projeto de turismo no território da Baía de Todos-os-Santos e na Costa dos Coqueiros. “Foram 342 empresas atendidas, além do mapeamento e formatação de roteiros religiosos de matriz africana em 10 terreiros situados em Salvador e RMS. Também foi mapeado e desenvolvido um catálogo da cadeia produtiva ‘Axé para o Axé’, rede que movimenta artesãos, artistas plásticos, costureiras, vendedores de folhas sagradas, entre outros”, celebra Jorge Khoury.
Dentre as ações voltadas ao públicoalvo do Sebrae, o destaque de 2023 foi o SebraeEcos, em parceria com a Prefeitura de Salvador. O centro de referência e conexão para a sociedade baiana sobre os princípios de ESG registrou 46 visitas técnicas e 107 visitantes entre novembro e dezembro. “É um marco disruptivo para o fomento da sustentabilidade, porque dá acesso a soluções sustentáveis por meio de consultorias, cursos e conteúdos relevantes”, confirma o superintendente. As ações demonstram o grau de envolvimento do Sebrae na pauta da sustentabilidade e do desenvolvimento social.