A sobrecarga sensorial tem um efeito muito danoso para os portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), podendo desencadear crises emocionais. Por isso, ações de conscientização social são essenciais, a fim de exercer a empatia e a hospitalidade. O Projeto Hora Silenciosa surge nesse contexto, uma iniciativa pioneira do Salvador Shopping, que reduz todo estímulo sensorial no local, colocando em pauta o tema e promovendo um momento tranquilo e acolhedor para as pessoas com TEA e suas famílias.
O programa já conquistou reconhecimento nacional e rendeu ao Salvador Shopping mais uma importante premiação da Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce). A ação conquistou o troféu prata na categoria Newton Rique de Sustentabilidade. O segmento reconhece e incentiva ações que geram engajamento e difundem práticas de responsabilidade ambiental, social e governança.
Como funciona – Desde 29 de abril de 2023, na primeira hora de funcionamento do último sábado de cada mês, entre 9h e 10h, os ambientes do shopping se adequam para reduzir estímulos sonoros e visuais. “A iniciativa é inédita no Brasil, que tem quase dois milhões de crianças autistas. É urgente que a sociedade se informe sobre essa configuração neurológica atípica que provoca hipersensibilidade sensorial. O excesso de iluminação e/ou barulho costuma gerar ansiedade, podendo provocar inquietação e até crises de estresse como reação aos estímulos”, acrescenta o superintendente do Salvador Shopping, José Luiz Miranda.
Da empatia à ação – Uma onda coletiva de empatia foi a mola propulsora da iniciativa, a partir de uma parceria com a médica e consultora da infância Ana Paula Fadul. O projeto começou com treinamentos e batepapos, para sensibilizar colaboradores e lojistas. A partir daí, os representantes de área do shopping foram encorajados a apontar sugestões capazes de reduzir os estímulos visuais e sonoros em suas áreas durante a visita ao shopping.
A ação começou a tomar forma através desse trabalho de orientação e informação sobre as dificuldades e os gatilhos das pessoas com TEA. A sensibilização para o projeto se estendeu aos lojistas e funcionários de todas as operações do empreendimento. Eles receberam um guia com informações sobre o autismo e sobre como atender o público com mais assertividade”, conta o superintendente do Salvador Shopping.
Abordagem acolhedora – O projeto ganhou também o apoio de todas as equipes do shopping e de todas as lojas e quiosques do centro de compras; todos foram treinados para prestar atendimento acolhedor e humanizado aos autistas em crises de estresse, em sala montada especialmente para ação, batizada de sala de acolhimento.
Após as primeiras adaptações, as famílias de pessoas com TEA foram convidadas para vivenciar as experiências já implantadas no projeto piloto e participar mais ativamente da ideia, contribuindo com a construção do projeto.
O QUE ACONTECE NO SALVADOR SHOPPING DURANTE A HORA SILENCIOSA?
Durante a Hora Silenciosa, inúmeras ações ocorrem simultaneamente no Salvador Shopping, criando um ambiente mais inclusivo e propício para receber os portadores de TEA. Assim, são pausados o tráfego de carrinhos de coleta de lixo e dos segways; os rádios de comunicação são usados apenas com fones de ouvido; TVs, displays, totens, mega banners digitais, rádio mall e letreiros das lojas são desligados; a iluminação do mall é reduzida; são emudecidas as cancelas de estacionamento; secadores de mãos e dispensers automáticos de cheiros dos banheiros são desativados; e as portas dos banheiros são fechadas para reduzir o barulho das descargas.
Além disso, o shopping disponibiliza protetores auriculares nos fraldários, banheiros infantis e adultos. Também é feita a distribuição de abafadores nos Espaços Família dos pisos L1 e L2 e no Centro de Atendimento ao Cliente, no piso L2. Os colabores do Salvador Shopping também foram orientados e estimulados a utilizar os seus celulares no modo silencioso nesse intervalo de tempo.
Programação interativa – O entretenimento do público também foi considerado, com a oferta de atrações e opções de diversão direcionadas. O show musical “A Sereia e o Som”, por exemplo, é interativo e pedagógico, com arranjos musicais adaptados. Já houve também o parque da Ladybug, o parque Animais Selvagens, oficina criativa de cartões, além de benefícios nas operações Villa Encantada, Planeta Imaginário e brinquedoteca Youplay.
Ações permanentes – Para além da Hora Silenciosa, algumas ações contínuas já estão implementadas no shopping, a exemplo das vagas exclusivas nos estacionamentos e do empréstimo de abafadores. “As mudanças nos ambientes não seriam suficientes, se não fosse o trabalho dos lojistas e colaboradores do shopping. A participação de todos é fundamental para garantir tranquilidade aos autistas dentro do nosso espaço. Além de inclusivo, o projeto é também educativo. Um chamado para o respeito à cidadania dessas pessoas”, pontua José Luiz Miranda.