Aperfeiçoamos nossa Plataforma Anual de Eventos, para transformar Salvador numa cidade vibrante o ano inteiro, inserindo-a nos cenários nacional e internacional e fi xando-a como destino propício a todo tipo de evento em qualquer data do ano” ISAAC EDINGTON Presidente da Saltur
Fortalecer a economia criativa; gerar renda, emprego e desenvolvimento; dinamizar espaços públicos; promover a cultura; investir na proteção ambiental. O combo de ações da Empresa Salvador Turismo (Saltur) tem demonstrado como é possível fazer turismo sustentável na capital baiana, conectado com as necessidades sociais, de meio ambiente e os princípios de governança.
O projeto de tornar o turismo menos sazonal foi fortalecido pelos números animadores do setor. “O hub da cultura e entretenimento no País fechou o primeiro semestre de 2024 com 6,2% de crescimento do PIB, enquanto a média global foi de 3,2%, de acordo com o IBGE”, pontua o presidente. Isso significa que as atividades relacionadas ao setor expandiram quase o dobro da média. E aqui estão, por exemplo, os operadores turísticos, bares e restaurantes, serviços gerais, segurança privada e hospedagem.
GERAÇÃO ECONÔMICA E EMPREGABILIDADE
O mercado de eventos movimenta a sociedade, gerando empregos, impulsionando o turismo, estimulando o comércio local e promovendo a economia em geral. “Eventos envolvem uma infinidade de profissionais, desde organizadores a serviços de segurança, alimentação e logística. Essas oportunidades de emprego diretas e indiretas fortalecem a economia local, fornecendo meios de subsistência e estimulando o crescimento econômico”, ressalta Isaac Edington.
Aliado a isso, o turismo também favorece a imagem da região. Essa projeção positiva é crucial para o desenvolvimento a longo prazo e a promoção do destino como um centro de negócios, turismo e inovação. “À medida que essa indústria se expande e se adapta às constantes mudanças, espera-se que seu impacto econômico se torne mais significativo na cidade de Salvador”, pondera o presidente da Saltur.
SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
São muitos os desafios contemporâneos que põem em risco a sobrevivência da humanidade e a saúde dos ecossistemas. O mundo vivencia alta desigualdade social, produção excessiva de resíduos, poluição, pressão sobre os ecossistemas, mudanças climáticas e exploração acelerada de recursos naturais, dentre outras mazelas. Nesse contexto, o papel das empresas é crucial para transformar esse panorama em direção a um futuro sustentável.
Mas não existe fórmula pronta, é necessário investir em conhecimento para validar os novos princípios. Os gestores devem assumir esse compromisso, encontrando formas de viabilizar a virada de chave. Na Saltur tem sido assim, uma busca contínua para otimizar as práticas sustentáveis. A leitura sobre o capitalismo natural, por exemplo, um modelo progressista de economia que alia os interesses dos negócios ao meio ambiente é uma boa referência.
“O livro ‘Capitalismo Natural: Criando a Próxima Revolução Industrial’ apresenta uma visão inovadora para o desenvolvimento econômico sustentável. A concepção de Capitalismo Natural tem inspirado pessoas e organizações ao redor do mundo. Penso que conceitos como esse podem contribuir muito para que enfrentemos os desafios. As empresas precisam repensar sua função de agentes de transformação. Continuar com modelos de negócios que aumentam desigualdades, exaurem os ecossistemas e impedem a estabilização da temperatura do planeta é insustentável”, reflete.
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
O município de Salvador tem levado a sério essas questões, implementando práticas em prol do turismo sustentável. Durante o Carnaval, por exemplo, uma ação inédita promoveu a neutralização de gases do efeito estufa no período. Foi feito um inventário de atividades geradoras de poluentes para a atmosfera durante os festejos, como queima de combustíveis fósseis e consumo de energia elétrica, para compensação por créditos de carbono.
O turismo esportivo também encontra amparo nesse propósito, como estratégia promissora para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e, simultaneamente, promover a cidade, a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar da população. “Estamos construindo a imagem de cidade receptiva e dinâmica o ano inteiro, não só no verão e carnaval. O compromisso em oferecer infraestrutura adequada, serviços públicos de qualidade estão sendo diferenciais competitivos importantes”, destaca o presidente da Saltur.
Outra pauta que tem feito de Salvador referência no Brasil é mobilidade sustentável. Criado em setembro de 2013, o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) promoveu um grande salto na dinâmica da cidade em relação ao uso das bicicletas. Importantes iniciativas foram implementadas nos últimos anos, como: o sistema de bicicletas compartilhadas; engajamento com campanhas de conscientização, mobilização e práticas de aprendizagem para todos os públicos; capacitação de motoristas, entre outras centenas de ações, além de ampliação da infraestrutura cicloviária da cidade, com mais de 300 km. “Todas as inciativas em torno da bicicleta contribuíram para tornar Salvador uma cidade ainda melhor. Mais bicicleta, mais saúde, mais qualidade de vida das pessoas e da cidade” antecipa o gestor.