Seguir os preceitos de ESG e incluir ações de sustentabilidade nos negócios é um compromisso que cabe a todas as empresas, seja qual for o seu porte ou segmento de atuação. A Haus Motors é um exemplo de organização atenta aos novos desafios sociais. A concessionária é parte integrante de um dos maiores players do mercado automotivo brasileiro, o Grupo NewChase, que implantou o Comitê ESG de assessoramento ao Conselho de Administração, para criar estratégias de atendimento aos três pilares ESG: Ambiental (Environmental), Social e Governança (Governance). Dessa forma, então, as concessionárias integrantes do grupo que já tinham iniciativas em prol da sustentabilidade como a captação das águas da chuva, ganharam o aval e ainda mais apoio e suporte para implementar condutas compatíveis com a proteção e preservação do ambiente para as próximas gerações.
SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS
As ações da Haus em prol da sustentabilidade incluem inúmeras iniciativas. Dentre elas, estão intentos com foco em energia renovável, descarte e uso consciente de materiais, captação de água de chuva, utilização de materiais ecológicos e redução de CO2. Além disso, a empresa faz questão de marcar presença frequentemente em eventos de propagação do ESG, a fim de manter-se atualizada no assunto, para propor novas medidas.
Doação de mudas – Uma das ações de destaque foi a parceria com a organização sem fins lucrativos, One Tree Planted, que rendeu uma doação de 22 mil mudas para a Floresta Amazônica. “A iniciativa aconteceu justamente por acreditarmos que plantar um futuro melhor é uma das nossas principais missões e contribuições. Assim firmamos essa parceria, por meio da BMW Haus Motors e mais 2 outras concessionárias. É a celebração de mais um passo em prol da sustentabilidade”, destaca Aurivalter Silva Junior, diretor comercial da Haus.
A iniciativa teve início em 2023, em comemoração ao Dia da Amazônia, com o objetivo de contribuir com o reflorestamento, por meio das doações de mudas. Hoje já é possível acompanhar os resultados significativos dos projetos agroflorestais na Amazônia apoiados pela Haus. Em Rondônia, foram 200 hectares de área restaurada, com a plantação de 240 mil árvores e estimativa de sequestro de carbono de 3,080 tC02 em 20 anos. No Pará, a área restaurada soma 410 hectares, com a plantação de 410 mil árvores e estimativa de sequestro de carbono de 6,314 tC02 em 20 anos.
“Além de regenerar as áreas degradadas, a iniciativa de reflorestar ainda beneficia a comunidade local, pois inúmeras famílias são beneficiadas diretamente pelo trabalho da ONG”, destaca o diretor comercial. Aliado a isso, a Haus Motors promoveu também uma campanha digital estimulando a doação por parte dos colaboradores, clientes, parceiros e entusiastas das suas redes sociais. O objetivo é despertar o olhar para a preservação e fomentar a doação de novas mudas para a Amazônia.
“A preocupação da Haus Motors com o meio ambiente é antiga e constante. Inclusive, em 2021 a concessionária se destacou em outras ações voltadas à sustentabilidade, sendo reconhecida em primeiro lugar pela BMW do Brasil pela sua performance ambiental”, comemora o diretor.
Pautas futuras – Em conjunto com o Comitê ESG de assessoramento ao Conselho de Administração do Grupo, a Haus Motors já prevê novos estudos para ações de grandes dimensões que mitiguem os impactos ambientais. “Até dezembro de 2024 serão anunciadas novas práticas, um compromisso com as novas gerações, com sociedade que vai além de cumprir os requisitos legais, porém proporcionar um futuro melhor”, antecipa Aurivalter Silva Junior.
SOBRE O GRUPO NEWCHASE
O Grupo NewChase iniciou as operações no mercado em 1991. Desde então vem conquistando mais confiança e respeito dos colaboradores, clientes e parceiros. A Haus Motors chegou em Salvador 23 anos depois, em 2014, com a primeira loja da casa da BMW / MINI na capital baiana. Já em 2016, ampliou suas atividades, iniciando a revenda Motorrad. E em 2024 expandiu a operação para os Estados de Tocantins e Sergipe seguindo a proposta das instalações de suas concessionárias a nível mundial e com o atendimento premium, suas marcas registradas que seguem os critérios de alto padrão da BMW. Hoje com um sólido crescimento, a marca tem presença em 5 estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Bahia, Tocantis e Sergipe, sendo uma referência do ponto de venda da BMW / MINI e Motorrad.