EXPANSÃO NA BAHIA COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO
Os números animadores do Nordeste colocaram a Bahia no foco das estratégias de investimento do Atacadão. A região é destaque no País no crescimento orgânico do segmento de atacarejos, ocupando mais de 60% da participação no setor, segundo os dados da Associação Brasileira dos Atacarejos (ABAAS).
Em 2023, por exemplo, a média da quantidade de itens adquiridos do atacarejo cresceu cerca de 69%, segundo pesquisa da Horus Inteligência de Mercado. Além disso, no mesmo ano, o modelo respondeu por 47,3% da receita total do setor supermercadista, ainda de acordo com a ABAAS.
A Bahia é uma grande aposta do Atacadão. Das 15 unidades que inauguramos em 2023, seis estão localizadas no estado. Se considerarmos os anos de 2022 e 2023, nossa rede abriu 11 novas lojas por aqui. Somente em 2024, já foram mais quatro unidades inauguradas na Bahia.
Essa acessibilidade é permitida pela posição geográfica do estado e pelo acesso a importantes rodovias, que deixam o transporte de mercadorias mais barato e otimizam os sistemas de distribuição. Aliado a isso, contamos com a riqueza dos parceiros regionais, o que nos oportuniza comprar cerca de 20% dos produtos oriundos de empreendedores locais de diversos municípios do estado, como Camaçari, Lauro de Freitas, Alagoinhas e Feira de Santana.
Aspectos estratégicos – Para a opção de investir no estado, levamos em consideração aspectos estratégicos, como a densidade populacional e o crescimento econômico regional. Mas o principal atrativo está na localização privilegiada, que torna a Bahia uma ponte entre o Norte e o Nordeste do Brasil, e porque não dizer, da região Centro-Oeste também.
Expansão – O Atacadão chegou à Bahia em 2002, e hoje, 22 anos depois, já são 35 unidades no Estado, além de três atacados de entrega e centros de distribuição. Isso significa a geração de mais de dez mil empregos no período em que estamos presentes no estado. E apesar do número grandioso, nossa intenção é seguir em expansão por aqui, abrindo novas lojas e mais postos de trabalho para a população baiana.
Com as quatro novas lojas que chegaram à Bahia em 2024, nossa rede soma agora mais de 370 lojas espalhadas por todo o Brasil, sendo 14 em Salvador. O cuidado da rede com a experiência do cliente está não apenas no atendimento em si, mas também no amplo portfólio de produtos oferecidos e nas confortáveis instalações das unidades.
O sucesso de uma rede de atacarejo está na reunião desses fatores, e o Atacadão faz isso muito bem. São produtos de marcas líderes de mercado, alimentos frescos e selecionados de hortifrúti, serviços de padaria, açougue, frios e caixas de autoatendimento para facilitar a vida dos clientes.
Sobre o Atacadão – O Atacadão é uma empresa do Grupo Carrefour Brasil, com mais de 370 unidades de autosserviço e 36 atacados de entrega e centros de distribuição, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais, e está em contínua expansão.
Com base nos pilares estratégicos de combate à fome e às desigualdades, diversidade e inclusão e proteção ao planeta & biodiversidade, o Atacadão tem o compromisso de oferecer produtos de qualidade a preços justos aos seus clientes.
Com 62 anos de história, mais de 73 mil colaboradores e presença em mais de 220 municípios, também atua no e-commerce com o seu próprio canal de vendas online. O Atacadão está entre as 50 marcas mais valiosas do Brasil, de acordo com ranking divulgado pela Kantar, e entre as 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2023 e 2024, segundo a consultoria global de marcas Interbrand. Em 2023, a rede conquistou importantes prêmios para o setor, como o 1º lugar na categoria atacadista no Top of Mind, da Folha de São Paulo, o primeiro lugar no ranking de varejo, supermercados e e-commerce do Prêmio BandNews e a 10ª colocação do ranking geral das 1000 Maiores Empresas do País, do Valor Econômico. O Atacadão também lidera o Ranking ABAAS (Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço) e da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados).
Marco Oliveira
CEO do Atacadão