“O Senac visa preparar profissionais comprometidos com a pauta ESG, promovendo um desenvolvimento inclusivo, ético e sustentável. E para isso, investe em práticas conscientes, tanto no modelo pedagógico quanto no planejamento estratégico institucional” ANDREIA NUNES Diretora de Administração e Finanças do Senac
O cumprimento da pauta ESG requer medidas palpáveis em consonância com as atividades finalísticas da Instituição. Transformação social, governança e preservação ambiental só acontecem a partir de ações com reflexo real.
O Senac Bahia, uma das entidades do Sistema Comércio BA – Fecomércio, Sesc, Senac – remodelou seus processos e iniciou a Cer tificação Carbono Neutro no Restaurante-Escola da Casa do Comércio, ciente da realidade de que produção agrícola, transporte e operações diárias dos restaurantes respondem por até 30% das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. As novas medidas garantiram ao estabelecimento o primeiro selo carbono neutro do Brasil entre os restaurantes.
“Conseguimos neutralizar os impactos das emissões dos gases de efeito estufa (GEE) gerados pela operação do Restaurante-Escola no clima, com medições e identificando as medidas necessárias para mitigar e reduzir a pegada de carbono organizacional e compensar suas emissões. Além disso, estimulamos a cultura de sustentabilidade e ecoeficiência no Centro de Educação Hoteleira, para honrar o compromisso de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030 e integrar a compensação de emissões e o impacto positivo na biodiversidade em todos os nossos serviços”, afirma o Gerente de Educação Hoteleira do Senac, Carlos Alberto Neves.
O QUE É SER UM RESTAURANTE CARBONO ZERO?
O selo confere ao Restaurante-Escola do Senac Casa do Comércio a conformidade de que ele monitora as suas emissões por meio de inventários, reduzindo os impactos gerados pelas principais fontes de gases de efeito estufa. Além disso, que o local também compensa anualmente o que não é possível reduzir, com a compra de crédito de carbono de projetos certificados pela ONU, que evitam, reduzem ou capturam GEE.
“A Certificação Carbono Neutro proporcionou realizar o inventário de 13 fontes de emissões do restaurante em 2022, com base no ano de 2021. Identificamos que somente três representam cerca de 85% das emissões totais de gases de efeito estufa: matériaprima e insumos (48%); decomposição de resíduos sólidos (21%); e consumo elétrico (16%). O levantamento ajudou a equipe no desenvolvimento do conhecimento necessário para iniciar o plano de mitigação das emissões de carbono, com meta de redução em 50% até 2030”, explica o gerente.
Ações concretas – Na prática, foram implementadas inúmeras ações, como: adoção de aquisições sustentáveis, optando por produtos locais, da estação, com pegada de carbono reduzida ou certificação carbono neutro; elaboração de cardápios sustentáveis, com aproveitamento integral dos alimentos, produzidos localmente e baixo impacto ambiental; desenvolvimento do programa de compostagem e promoção da economia com agricultores locais, para o aproveitamento dos resíduos orgânicos; aquisição de energia de fontes renováveis pelo mercado livre; e incentivo à gastronomia sustentável.
O Restaurante-Escola passou a adotar práticas sustentáveis do planejamento à produção, diminuindo desperdícios e realçando as características nutricionais dos alimentos. Ademais, também passou a desenvolver campanhas para conscientizar clientes da importância das práticas sustentáveis. “O Restaurante-Escola é uma iniciativa do Senac que combina educação e prática profissional em um ambiente real de trabalho. É um dos principais projetos do Senac Bahia, focado em oferecer formação de alta qualidade para estudantes de gastronomia e hospitalidade, enquanto proporciona uma experiência gastronômica diferenciada para o público. É um exemplo de como a educação prática pode ser integrada com sucesso ao serviço ao cliente, beneficiando tanto os alunos quanto a comunidade local”, exalta Carlos Alberto Neves.
RELEVÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO
“A certificação Carbono Neutro traz diversas perspectivas positivas ao Senac Bahia. Reforça a responsabilidade ambiental do restaurante, servindo como modelo inspirador, e abre portas para o reconhecimento internacional, posicionando o Senac Bahia como referência no setor gastronômico e turístico. A consolidação e expansão das novas práticas podem elevar a instituição a patamares de reconhecimento global, permitindo a participação em grupos de trabalho internacionais sobre descarbonização e sustentabilidade”, destaca o gerente. A adoção contínua de boas práticas também fortalece a reputação do Senac Bahia frente ao seu público, gerando inovação na empresa e um senso de propósito entre seus funcionários.
PRÓXIMAS AÇÕES
Em 2023 e 2024, o Senac Bahia elaborou, em conjunto com a consultoria da Green Initiative, o plano de ação climático, composto por ações de mitigação relacionadas às principais fontes de emissão de sua operação, além de outras medidas transversais relacionadas à educação corporativa e de seus clientes, envolvimento de fornecedores e sensibilização de stakeholders em relação às práticas definidas. O Restaurante-Escola Senac Pelourinho também iniciou os trâmites para obter a certificação Carbono Neutro. “A disseminação de boas práticas de ação climática deixa em evidência o trabalho exemplar do Restaurante Casa do Comércio e contribui para seu posicionamento como liderança de sustentabilidade no setor”, avalia o gerente.