O Hospital Santo Amaro (HSA), unidade de referência da Fundação José Silveira (FJS), tem atuação pautada na ética, humanização da assistência, inovação e sustentabilidade. Com 36 anos de trajetória, o HSA se dedica a manter altos padrões de qualidade e segurança para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado e eficiente, refletindo seu compromisso com a excelência na saúde. O direcionamento estratégico orienta a adaptação das práticas e cultura organizacional para responder às demandas da sociedade.
“Cada passo em direção à perpetuidade da instituição tem sido moldado pela nossa visão sistêmica e pela busca constante por inovação, equidade e inclusão. Guiados pelo nosso propósito, missão e valores, desenvolvemos um modelo de atuação baseado na aprendizagem contínua, que se adapta aos novos tempos para resolver problemas de maneira eficaz, sempre alinhado às expectativas e necessidades específicas dos nossos pacientes”, afirma Leila Brito, gestora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico, Assistencial e Inovação da FJS.
SUSTENTABILIDADE EM EVIDÊNCIA: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O FUTURO
Em consonância com as questões ambientais, o Hospital Santo Amaro conquistou importantes resultados dentro das ações de sustentabilidade nos últimos anos. No quesito consumo de água por paciente, o Hospital apresentou média de 0,85m³ em 2023. O indicador é 11% abaixo da média paciente/ dia da Associação de Hospitais Privados (ANAHP), no mesmo ano.
“Cada passo em direção à perpetuidade da instituição tem sido moldado pela nossa visão sistêmica e pela busca constante por inovação, equidade e inclusão. LEILA BRITO Gestora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico, Assistencial e Inovação da FJS
“Além das medidas educativas de conscientização, o HSA investe no monitoramento para reduzir o desperdício de água, com tecnologias e análise de dados de custo e perfil de consumo. Contamos com um sistema de controle de vazão de água com estabilizadores em torneiras, chuveiros e descargas”, relata Carlos Dumet, superintendente institucional e financeiro da FJS.
Plásticos – Em 2023, a área de Inteligência de Mercado da instituição estudou a redução de plástico de único uso na rotina dos pacientes, utilizando como referência o programa Rumo à Assistência Médica Livre de Plástico na Europa, da Health Care Without Harm. Foram analisados itens não-hospitalares, ou seja, todas as entregas da nutrição e hotelaria. Com os dados, verificou-se que é possível substituir 80% dos plásticos de único uso que vão nas bandejas das refeições.
Ações nesse sentido podem evitar o descarte de 500 mil itens plásticos de único uso por ano, a exemplo das garrafas de água mineral, que chegam a cerca de 28 mil unidades anualmente.
Energias renováveis e resíduos sólidos – Mais uma importante ação a se comemorar é a migração do HSA para o Mercado Livre de Energia, que completou dois anos em 2024. A mudança significa que o Hospital passou a utilizar energia proveniente de fontes renováveis, o que culminou também com a redução significativa de custo com o serviço. Além disso, a instituição mantém um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em conformidade com a legislação vigente, que passa por revisão anual para análise e incrementos.
APRIMORAMENTO CONTÍNUO E EXCELÊNCIA EM GOVERNANÇA
O Hospital Santo Amaro (HSA) conta com uma Comissão Corporativa para promover uma cultura de integridade por meio de boas práticas de governança, que abrangem a gestão de riscos, implementação de políticas éticas, controles internos, treinamentos e auditorias. Ao longo de mais de três décadas, o Hospital vem acumulando importantes conquistas que reforçam a sua atuação alicerçada na entrega de serviços com alta eficiência. Além das acreditações Qmentum International Diamond e ONA 3, o selo de Integridade na Gestão da Saúde é uma marca de excelência nas práticas de governança corporativa e compliance, tornando o HSA a segunda Instituição do Brasil e primeira do Norte e Nordeste com a
certificação.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO HOSPITAL E O IMPACTO DO PROGRAMA ACELERA FJS
O desenvolvimento de projetos e iniciativas que impulsionam a busca por novas ideias e soluções nutrem uma cultura de inovação que promove melhorias contínuas. Dentre as iniciativas concretizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento Estratégico, Assistencial e Inovação (NDEAI) está o Programa Acelera FJS, que fomenta o aprimoramento da geração do futuro da Fundação José Silveira, promovendo a conexão de saberes entre gerações, engajando e preparando jovens estagiários, como força motriz para o processo de mudança cultural.
O programa foi responsável pela criação da “Jô”, uma assistente virtual baseada em Inteligência Artificial (I A), que dá um passo categórico na trajetória de transformação digital do Hospital Santo Amaro. A Jô utiliza processamento de linguagem natural e geração de conteúdo com base em pesquisas em textos internos para ajudar os colaboradores na consulta e na tomada de decisões. O objetivo é democratizar, facilitar e acelerar o acesso a informações operacionais, permitindo-lhes focar em atividades de maior valor agregado.
CONSTRUINDO PONTES COM ESTRATÉGIAS DE BRANDING E COMUNICAÇÃO
Tudo isso é possível por causa da responsabilidade institucional com a sua atuação, que perpassa também pela comunicação com a sociedade, a partir do cuidado com seus canais comunicacionais. Desenvolve uma identidade de marca coesa, cria campanhas publicitárias segmentadas para ampliar a presença e posicionamento nas mídias tradicionais e digitais, além de monitorar e ajustar as estratégias para fortalecer a imagem e construir conexões reais com seus pacientes, colaboradores e sociedade em geral.