As publicações da Embasa no Instagram, rede em que a empresa acumula mais usuários, chegam a alcançar um milhão de contas por mês, sem uso de anúncios
Quando as redes sociais começaram a se tornar uma das paixões nacionais, a Embasa embarcou nesse universo para oferecer mais um canal de relacionamento aos seus clientes. Foi em 2015, com uma equipe digital em formação, que a empresa fincou sua bandeira no Facebook. Com o tempo, também passou a ocupar o espaço em outras redes como Instagram, Youtube e LinkedIn. No último ano, a Embasa se tornou a empresa de saneamento do Brasil mais seguida no Instagram.
A gestão das redes começou com o foco em dicas ao usuário e, aos poucos, foi ampliando os conteúdos conforme recebia dúvidas, questionamentos e busca de informações sobre os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Em 2023 o setor de comunicação foi reestruturado e uma equipe foi designada para cuidar integralmente do digital da empresa, para diariamente criar conteúdo, montar estratégias e realizar interações.
“A Embasa está presente na vida dos baianos, então tudo que se relaciona à empresa acaba se tornando interesse do público, seja cliente, imprensa ou líder comunitário, por exemplo. Por isso, cuidamos para oferecer aos seguidores informações relevantes e que impactam na rotina das pessoas como interrupções no abastecimento e obras”. SILVIA NORONHA Gerente de Comunicação Externa da Embasa
“Desde o ano passado repensamos a linha editorial das nossas redes, dando mais voz e mostrando os trabalhadores da própria Embasa, que são apaixonados pela empresa e amam falar do que fazem. Inclusive o engajamento dos trabalhadores da Embasa comentando e compartilhando nossos conteúdos é fundamental para chegarmos mais longe”, explica a gerente da Unidade de Comunicação Empresarial da Embasa, Luana Nunes.
Como resultado desse trabalho, o perfil da empresa no Instagram já cresceu 54,4% em número de seguidores no último ano e realiza cerca de 500 interações por dia. Chegando aos 100 mil seguidores, o perfil só cresce e aposta também em publicações em parceria com influenciadores baianos para falar, com leveza sobre temas que muitas vezes são mais complexos para a população.
Os perfis da Embasa no Instagram e Facebook, por exemplo, são grandes aliados das unidades da empresa, principalmente para as áreas comercial e operacional. Com o relacionamento diário com o usuário é possível sanar dúvidas e resolver muitas situações. “A equipe monitora os comentários, menções e marcações. Quando surgem reclamações sobre os serviços, essas mensagens são enviadas para as unidades responsáveis para que emitam uma resposta sobre a situação. Com isso, é possível evitar que o assunto tenha amplificação e apareça em veículos de comunicação”, relata Carla Farias, jornalista que atua na Comunicação Digital da Embasa.
Enquanto o Instagram mostra a rotina diária
da empresa para os usuários dos serviços,
com assuntos que se relacionam com as diretorias de operação, de empreendimentos e do interior, o Linkedlin, que está sendo mais recentemente explorado, trata dos temas corporativos, estratégias e boas práticas para posicionar a Embasa como uma das empresas de saneamento mais importantes do Brasil. É uma rede que se relaciona mais com temas da presidência e das diretorias financeira, técnica e de gestão corporativa.
Silvia Noronha, gerente de Comunicação Externa da Embasa, fala que “a Embasa está presente na vida dos baianos, então tudo que se relaciona à empresa acaba se tornando interesse do público, seja cliente, imprensa ou líder comunitário, por exemplo. Por isso, cuidamos para oferecer aos seguidores informações relevantes e que impactam na rotina das pessoas como interrupções no abastecimento e obras”.
Para Mariana Vieira, supervisora de Comunicação Digital da Embasa, no último ano a equipe se concentrou em planejar mais as ações para traçar melhor as estratégias digitais. “Buscamos ter uma via de mão dupla nas redes sociais, tanto para falar sobre a empresa, quanto para atender o que nosso público quer e precisa saber. É sobre conexão, fazer com que as pessoas se identifiquem com o conteúdo”, ressalta.