“A UCSAL é uma instituição comprometida com a gestão empresarial responsável e fundamentada na governança corporativa, sempre em busca da ética e transparência.” PROF. DEIVID LORENZO Reitor da Ucsal
A Universidade Católica do Salvador está atenta à pauta ESG. O seu planejamento estratégico contempla ações relativas ao desenvolvimento sustentável em suas práticas de preservação do meio ambiente, além de projetos para aprofundar os estudos em torno do tema, promovendo projetos de pesquisas voltados para esse ecossistema. “A preocupação e responsabilidade social fazem parte do nosso Projeto de Desenvolvimento Institucional e, para tanto, contamos com uma Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária, cujo fim é organizar, fomentar e manter um diálogo contínuo com a sociedade civil, notadamente, no atendimento às demandas das pessoas mais vulneráveis”, afirma o Reitor da Ucsal, Prof. Dr. Deivid Lorenzo.
COMPROMISSO COM A PROTEÇÃO AMBIENTAL
O Campus Pituaçu da UCSAL está localizado dentro de uma grande área de preservação ambiental, vizinha ao Parque Metropolitano de Pituaçu, também denominada de Parque Ecológico Universitário. Aproveitando o privilégio, a UCSAL desenvolve ações de Educação Ambiental e de pesquisa na área de conservação ambiental, por meio do Centro de Ecologia e Conservação Animal – ECOA, fundado em 2001 e vinculado ao curso de Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação Território, Ambiente e Sociedade da Universidade.
“Na prática, considerando que a ação antrópica vem ocorrendo em diferentes níveis e ambientes, promovendo o desequilíbrio ambiental, torna-se necessária a criação de estratégias que promovam a Educação Ambiental. Nesse contexto, o ECOA cuida de uma Trilha Ecológica interpretativa dentro do Campus de Pituaçu, através da qual a comunidade acessa fauna e flora da Mata Atlântica e são realizadas ações efetivas de Educação Ambiental. Este projeto conferiu à UCSal, pela UNESCO, o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica”, conta Deivid.
Ações de valor – Uma gama de ações são desenvolvidas, tendo em vista a valorização do meio ambiente, no âmbito da extensão universitária. Para exemplificar, a UCSAL, possui um acordo de colaboração com a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência/ SECIS-PMS para projetos no Jardim Botânico de Salvador, visando estudos, pesquisas e ações voltadas à biodiversidade e conservação ambiental.
Desde de 2014, o Conselho Nacional da RBMA reconhece a UCSal como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica da UNESCO, em consideração aos trabalhos na produção de conhecimento, proteção da biodiversidade e ação socioambiental. O Parque Ecológico Universitário com sua Trilha Ecológica Interpretativa, meliponário, bromeliário e programa de monitoramento da biodiversidade, atua como centro de excelência na promoção do conhecimento da Mata Atlântica.
Por fim, o Laboratório de Estudos e Meio Ambiente (LEMA) é um espaço de pesquisa e extensão universitária. “Está equipado para desenvolver análises biológicas, químicas, geoquímicas, microbiológicas, bioquímicas, botânicas e moleculares. Nesse laboratório desenvolvem-se pesquisas de elevada inovação, como é o caso dos estudos de DNA ambiental, investigação que envolve a ecologia e biologia molecular para solucionar questões de elevada ressonância no ambiente acadêmico nacional e internacional”, destaca o reitor.
Estatísticas a se comemorar – Em 2024, a UCSAL entrou para o mercado livre de energia. “Todo campus utilizará energia proveniente de fonte renovável nos próximos sete anos. A medida vai evitar a emissão de 270 toneladas de CO2 na atmosfera, e certifica a UCSAL com o Selo Internacional de Diagnóstico de Emissões I-REC, e o Selo Verde, certificação nacional da quantidade de CO2 evitada com a contratação de energia limpa. Os números são celebrados pela gestão da universidade e também pela comunidade. Em 2023, por exemplo, foram reciclados 18 kg de alumínio e 24 kg de aço inoxidável em parceria com a empresa LM Resíduos Ltda. Foram substituídas 75 lâmpadas fluorescentes e 8 refletores de vapor de mercúrio por LED.
GOVERNANÇA
No âmbito da Governança, a UCSAL propõe ações afirmativas para reduzir desigualdade social, como a instituição do Comitê para a Alteridade, para reprimir ocorrências de assédio sexual, e o Projeto Obirin – Mulheres de Axé, que tem como objetivo promover o diálogo com segmentos sociais comprometidos com a inclusão e o respeito às mulheres negras.
“A UCSAL é uma instituição comprometida com a gestão empresarial responsável e fundamentada na governança corporativa, sempre em busca da ética e transparência. Além de seus objetivos sociais, a universidade combate a discriminação e valoriza a diversidade por meio de práticas internas, como a Pastoral Universitária, eventos, cursos e programas que ensinam aos alunos a importância de respeitar as diferenças para um convívio saudável”, conclui o Prof. Dr. Deivid Lorenzo.