“Investimos continuamente inovação pedagógica para garantir que nossos alunos tenham a melhor experiência educacional possível.” FABRÍCIO ALVES Diretor Regional da Rede Inspira
Em uma era onde a educação transcende a simples transmissão de conhecimento e busca formar cidadãos globais preparados para os desafios do futuro, os colégios da Rede Inspira Educadores se destacam pela dedicação à excelência no ensino e à formação integral de seus alunos. Por isso, são feitos investimentos frequentes em infraestrutura e na formação de educadores para garantir que seus alunos recebam uma educação de qualidade.
“Investimos continuamente em inovação pedagógica para garantir que nossos alunos tenham a melhor experiência educacional possível. Queremos que cada aluno se sinta valorizado e preparado para os desafios da vida, tanto pessoais quanto profissionais”, afirma Fabrício Alves, diretor Regional da Rede Inspira.
Ele lembra que, ao integrar tecnologias educacionais com habilidades socioemocionais, a Educação 5.0 transforma o ambiente educacional em um espaço onde os alunos podem desenvolver todo o seu potencial. “A Inspira é comprometida em construir um futuro melhor e compreende que a educação de qualidade e a formação integral dos alunos são os pilares de uma sociedade melhor”, frisa o diretor.
Para Fabrício Alves, a Educação 5.0 vai além do uso de tecnologias educacionais. “Nosso compromisso é proporcionar uma educação que integra o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos. Acreditamos que formar cidadãos realizadores, críticos e empreendedores é essencial para a construção de um mundo melhor”, ressalta o diretor.
Nesse processo, Fabrício destaca a implementação de estratégias de multilinguismo e internacionalização para ampliar o acesso de seus alunos às universidades dentro e fora do país. “Em Salvador, por exemplo, a inclusão dos currículos de Cambridge International e do International Baccalaureate (IB) nos colégios Anchieta e São Paulo reflete nosso compromisso com a excelência educacional. Essas certificações internacionais preparam nossos alunos para enfrentar os desafios do mercado global e garantem que eles estejam aptos a ingressar nas melhores universidades do mundo”, afirma.
Além disso, os colégios da Rede Inspira mantêm uma forte ênfase no desenvolvimento socioemocional dos estudantes, preparando-os para serem cidadãos éticos e conscientes, a exemplo do Colégio Portinari, também em Salvador, onde os alunos aprendem a ser, a conviver e a fazer de forma cooperativa e autônoma. “Essa abordagem pedagógica de qualidade oferece aos alunos as melhores oportunidades para atuarem de maneira responsável em seu entorno social”, complementa Fabrício.
A Inspira Rede de Educadores também tem compromisso sólido com a difusão de boas práticas de gestão, diversidade, consumo consciente e educação de qualidade. Não à toa, 66,8% dos cargos de liderança da instituição são ocupados por mulheres e 86% de suas unidades são otimizadas para reduzir o consumo de energia e água. A rede ainda conta com um Comitê de Diversidade e Inclusão. Formado por representantes de diferentes áreas e níveis hierárquicos, ele atua para garantir que todos os alunos se sintam acolhidos e valorizados.
Em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a Inspira Rede de Educadores também investe em práticas sustentáveis, como o Projeto Vaso Lâmpada-Torneira (VLT). Esse projeto tem o objetivo de reduzir o consumo de recursos naturais em todas as unidades escolares, destacando o compromisso da Inspira com a sustentabilidade ambiental. “A redução no consumo de energia e água nas escolas não apenas beneficia o meio ambiente, mas ensina aos alunos a importância da responsabilidade ambiental”, finaliza Fabrício Alves.