Nossas práticas educativas unem conhecimentos teóricos e questões da vida real, com o objetivo de transformar a realidade das pessoas”, TICIANO CORTIZO Superintendente da ACBEU
A Associação Cultural Brasil Estados Unidos (ACBEU) agrega valores sólidos e bem delineados para transformar vidas por meio da educação desde 1941. Sob a égide de Centro Binacional estão iniciativas que conectam pessoas e valorizam culturas. Além disso, a ACBEU implementa iniciativas sociais que ajudam a alicerçar seu posicionamento sustentável.
“Somos o único American Space e Centro Binacional da Bahia reconhecido pelo Governo Americano. Nossas práticas educativas unem conhecimentos teóricos e questões da vida real, com o objetivo de transformar a realidade das pessoas”, afirma o Superintendente da ACBEU, Ticiano Cortizo. Aos 83 anos, a ACBEU segue avançando, com investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, pela renovação e ampliação das tecnologias educacionais, mantendo-se alinhado com as demandas do século 21. Para trazer essa eficiência nas soluções em educação e cultura, a entidade se estruturou em seis unidades de negócios.
SOLUÇÕES PERSONALIZADAS
A unidade Educational Solutions reúne soluções educacionais customizadas de ensino da língua inglesa. Hoje, a Escola Colmeia, Experimental, Tempo de Criança, Clubinho das Letras e Colégio Análise têm o inglês curricular antes do sexto ano com aval acadêmico da ACBEU. “Começar o aprendizado da língua mais cedo coloca o aluno em vantagem”, pontua Cortizo.
O portfólio de soluções da ACBEU foi elaborado por uma equipe acadêmica exclusiva e especializada. Os programas são oferecidos em unidades parceiras (como SENAI CIMATEC, aberta ao público, e Colégio Marista Patamares) e próprias (na Magalhães Neto, Alphaville e, em breve, Vilas do Atlântico – com aulas presenciais ou online).
FORMAÇÃO BILÍNGUE
O domínio da língua inglesa segue importante para garantir sucesso profissional. Por isso, a ACBEU apostou na Maple Bear Canadian School como unidade de negócio. A metodologia canadense é referência em bilinguismo. “É uma opção de excelência em educação bilíngue. O programa é centrado no aluno, em um ambiente seguro e estimulante”, conta o superintendente.
Nesse ano, a unidade de Busca Vida passou a ter turno integral em inglês. Já para 2025, a Maple Bear contará com o High School, na Pituba, proporcionando dupla certificação e preparando os alunos para ingressar em universidades no exterior. Para 2026, está prevista a inauguração de uma Maple Bear em Patamares, do G2 ao 4º ano do Fundamental. A ACBEU também estuda a viabilização de uma unidade no interior da Bahia.
DESENVOLVENDO HABILIDADES
O Maker Education é uma proposta pedagógica que desenvolve e estimula habilidades, como colaboração, autonomia e pensamento crítico. Especialista em Educação Maker, a ACBEU oferece seu Makerspace e know-how para montar espaços baseados nesse conceito de ensino, além de produtos, como a Maker Box, tematizada por disciplinas.
O serviço B2B ajuda a introduzir e expandir a Cultura Maker. O Makerspace ACBEU reúne sala, auditório, estúdio e palco, além de todas as ferramentas necessárias. “Esse aparato está a serviço da sociedade e permite construir pontes entre o aprendizado e a pluralidade de culturas. Teremos também um Makerspace em Vilas”, antecipa o CEO.
VALORIZAÇÃO DA CULTURA
A cultura integra a essência da ACBEU e, por isso, a entidade tem firmado parcerias para retomar o protagonismo na cena baiana.
Com mais de 400 obras em seu acervo, a associação coopera com o Museu de Arte Moderna da Bahia para viabilizar o restauro e conservação das peças. A iniciativa resultou na exposição de diversos trabalhos no Espaço Caixa Cultural, sob a curadoria do artista plástico Dilson Midlej.
Além disso, a ACBEU também realiza atividades culturais abertas ao público – como a mostra “Raízes Entrelaçadas: 200 anos de amizade transformando o futuro”, exibida em julho de 2024.
INCENTIVO À LEITURA
A ACBEU Book Buddy é a unidade de negócios responsável por realizar projetos literários de fomento à cultura, a exemplo de um clube de leitura com, ao menos, 4 edições.
“Além de propor a leitura de obras literárias, criamos um ambiente acolhedor para a troca de ideias, reflexões e aprofundamento nas narrativas”, dispara o superintendente.
EXPERIÊNCIAS
INTERNACIONAIS
Por fim, a ACBEU apresenta o International Affairs, consultoria para quem planeja estudar fora do país ou vivenciar experiências acadêmicas, pedagógicas e culturais. “Oferecemos orientação educacional; aplicação de exames de proficiência, revisão de conteúdos e documentos para processos de candidatura e tradução certificada de documentos acadêmicos”, explica Cortizo.
Parte da unidade, o escritório do EducationUSA integra uma rede global do Departamento de Estado Americano. Com mais de 450 centros pelo mundo, o gabinete da ACBEU é o único da Bahia. Outro diferencial oferecido é o programa de ensino da língua portuguesa para estrangeiros. Além do foco no idioma, a iniciativa busca abordar a cultura local – sem perder de vista familiaridade com o idioma, temas de interesse e necessidades específicas de cada aluno.