A contabilidade é uma ciência que se dedica à administração do patrimônio das pessoas, atuando em inúmeras ramificações, a exemplo da abordagem econômica, conhecimento da legislação tributária, legislação contábil, legislação trabalhista, na formação de custos, projetos, formação de registros e auditorias e mais. Por meio de uma contabilidade séria e competente, as empresas conseguem ter uma visão clara de seu estado patrimonial e subsidiar a tomada de decisões para manter sua saúde financeira e garantir sua longevidade.
“É a profissão com mais ramificações de conhecimento e atuações em favor da sociedade. Muito além da proteção às posses e aos bens, a contabilidade tem como objetivo proteger o patrimônio de sócios e a sociedade em geral. Ao levantar os indicadores financeiros utilizados para medir a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações a curto prazo, a sociedade consegue mensurar a saúde desta empresa”, explica o sócio-diretor da Acre Contadores, Antônio Nogueira.
Ganhos com a tecnologia – O mundo digital transformou o papel do contador, que deixou de registrar notas, digitar e armazenar papéis, e foi alçado a verdadeiro consultor, atuando com orientações preventivas e reativas. Agora, o profissional da área agregou responsabilidades mais amplas e novas ferramentas de trabalho.
“Nós tivemos um grande salto na tecnologia, para manter a qualidade e a excelência dos serviços em tempo real. Eu tive a felicidade de presidir o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e ocupar o cargo de diretor administrativo da Fundação Brasileira de Contabilidade. Assim, acompanhei de perto os conselheiros regionais e o Conselho Federal, exercerem um papel relevante no processo de digitalização não só da contabilidade, mas das próprias empresas como um todo”, afirma Antônio Nogueira.
Benefícios da Terceirização da Contabilidade – Estima-se que entre 80% e 85% das empresas nacionais mantêm o serviço de contabilidade terceirizado. A medida é uma opção rentável e estratégica, porque permite que a gestão se concentre no negócio em si, sem precisar dividir seu tempo com o cumprimento de obrigações fiscais. Além disso, se mostra também muito mais rentável, em razão do alto custo atrelado aos processos de execução e de acompanhamento das normas que regulamentam a área. “Com uma contabilidade interna, a empresa investe em mão de obra, esforços e projetos para cuidar de obrigações acessórias que não são inerentes à sua atividade principal. Na Acre, por exemplo, temos equipes qualificadas e áreas setorizadas para atender a diversas empresas com excelência. Se cada empresa dessas precisasse ter um setor de contabilidade, ela teria um custo muito alto”, pontua o Sócio-Diretor, José Nogueira.
CONTABILIDADE SUSTENTÁVEL
A contabilidade apresenta indicadores mundialmente consagrados, o que possibilita a tomada de decisões assertivas. Esse ganho veio em 2007, quando o Brasil migrou para os padrões internacionais. A contabilidade desenvolvida no Brasil é a mesma da maioria dos países do mundo, principalmente os mais desenvolvidos.
“A contabilidade possui uma função extremamente relevante na projeção dos negócios. Sem contabilidade, o empresário ou o investidor não têm como auferir a capacidade das empresas. Por exemplo, na Bolsa de Valores, tudo é calculado a partir de fatores econômicos, governamentais, sempre baseado em números contábeis”, destaca José.
Em relação à Governança, os escritórios de contabilidade também se colocam como um suporte fundamental. “Todas as empresas do mercado financeiro são obrigadas a passar por auditoria. Mas há empresas grandes de outros ramos que também passam por auditorias a cada ano. E há outras ainda, de médio e até mesmo de pequeno porte, que são auditadas para verificar o implemento de ação de governança e de gestão do propósito. A contabilidade é fundamental nesse processo”, afirma Antônio Nogueira.
47 ANOS DE TRADIÇÃO
Com uma trajetória iniciada em 1977, a Acre Contadores colaborou para a construção da história contábil no estado da Bahia, pautando sua atuação em valores definidos com muita clareza. O escritório de contabilidade mantém a tradição familiar e hoje seu quadro societário é formado por dois irmãos, Antônio Nogueira e José Nogueira, e filhos, Lavínia Nogueira, João Vitor Cerqueira e Marcus Vinícius Cerqueira. “Nossa empresa é uma família que é regida por um princípio só: servir com excelência os nossos clientes em todas as áreas da contabilidade.
Hoje, temos experiência altamente comprovada em mais de 70 segmentos empresariais diferentes”, comemora o sócio-diretor, Antônio. Essa expertise foi alicerçada na preocupação com a formação de talentos. “A Acre nunca se privou de qualificar seus colaboradores. Nós não temos funcionários, temos talentos. Todos os nossos colaboradores são altamente capacitados para oferecer o melhor aos clientes, uma performance de competência, segurança e tranquilidade”, ressalta José Nogueira.
O foco na qualificação permite à Acre atender com muita eficiência as novas demandas sociais. “Nos últimos anos, assistimos ao despontar das holdings, que têm como uma das suas finalidades a proteção patrimonial, em virtude das burocracias, legislações, aumento das taxações e afins. A Acre tem uma carteira de clientes grande e é muito requisitada nessa área. Nosso grande diferencial hoje é a gestão jurídica, contábil e tributária dessas empresas”, pontua o gestor, Antônio Nogueira.