ATUANDO NO PRESENTE PARA UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL
Uma das fundações empresariais mais antigas do país, a Fundação Norberto Odebrecht foi criada em 1965 por Norberto Odebrecht para combater a pobreza e desigualdade. Atualmente, concentra-se em três frentes de atuação prioritárias: a execução de Programas e Projetos; a realização de Consultoria Técnica e a Produção de Conhecimento. “Com essas ações, promovemos nosso compromisso ESG e contribuímos, em nível local, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Somos responsabilidade social na prática”, afirma o superintendente Fabio Wanderley.
Reconhecida em 2022 como a melhor ONG da Bahia e uma das 100 melhores do país, segundo o Instituto Doar, a instituição está inserida na agenda ESG tanto internamente, em seus processos de atuação e gestão, quanto externamente, a partir do impacto socioambiental positivo gerado por suas iniciativas, a exemplo do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), criado em 2003 pela Fundação para promoção do desenvolvimento territorial sustentável em regiões de vulnerabilidades sociais. “Acreditamos que não é possível fazer concessões em nenhum destes aspectos – meio ambiente, social e governança – se queremos promover um futuro mais sustentável”, avalia Fabio Wanderley.
EXPANSÃO DO COMPROMISSO
Entre os destaques de sua atuação, a Fundação Norberto Odebrecht desenvolve e executa ações em parceria com ONGs locais, investidores e parceiros institucionais. Assim, fortalece a governança participativa, unindo forças em prol das causas nas quais acredita. “É com essa lógica que coordenamos o PDCIS e impulsionamos o desenvolvimento econômico, evitando o êxodo rural e promovendo o empreendedorismo e a inclusão social. Junto a uma série de atores sociais, o programa fortalece a agricultura familiar em harmonia com o meio ambiente, sempre com foco nos jovens”, diz o superintendente.
O Programa vem sendo executado em municípios do Baixo Sul da Bahia e, desde 2021, em Macaé (RJ), no distrito rural do Sana, com iniciativas articuladas em seis frentes: educação para o desenvolvimento sustentável; conservação ambiental; desenvolvimento econômico; inovação e tecnologia; cidadania e governança; e coesão e mobilização social. “Para executar o PDCIS, nós criamos parcerias e fortalecemos ONGs locais, apoiando-as no planejamento de ações, na mobilização de recursos e no monitoramento e avaliação de resultados. Esse trabalho de fortalecimento institucional busca garantir transparência e eficiência àqueles que doam recursos para apoiar a execução do programa”, explica Fabio Wanderley.
A experiência acumulada com o PDCIS fez a Fundação ser detentora de um portfólio de soluções de impacto para impulsionar organizações, empresas e pessoas. Com a Consultoria Técnica, por exemplo, a instituição presta serviços para apoiar empresas e ONGs a criarem estratégias ESG, aumentarem seu impacto positivo e fortalecerem sua gestão. “Nós aumentamos no último ano a nossa capacidade para ampliar nossos benefícios, contribuindo com a construção de uma sociedade mais harmônica, justa e com igualdade de oportunidade para todos. Assumimos desafios ainda maiores que nos deixam cada vez mais perto de alcançar a visão de sermos reconhecidos por multiplicar soluções de impacto socioambiental para construção de um futuro sustentável”, explica o superintendente.
CULTURA EM EVIDÊNCIA
Mantida pela Novonor S.A., a Fundação tem como referência a Nossa Cultura, fundamentada na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), uma fi losofi a de vida humanista pautada na educação e no trabalho, focada em valores e na força das pessoas. Na Nossa Cultura estão os compromissos assumidos por todos os integrantes perante a sociedade. “Ela é percebida e praticada no dia a dia, nas ações de cada integrante e nas interações entre as equipes e com todas as partes relacionadas”, disse Fabio Wanderley.
PRÁTICAS DE GOVERNANÇA
Na Fundação Norberto Odebrecht, o Estatuto Social, quatro Políticas e o Código de Conduta ancoram sua governança. Esses documentos refletem os valores da ética, integridade e transparência que perpassam todas as ações realizadas. Em seu ambiente corporativo, a governança compreende o sistema de gestão, inclusive a comunicação, essencial para divulgar os resultados, informar sobre causas e demonstrar transparência para investidores sociais. Nesse sentido, a Fundação olha para a comunicação de forma estratégica, entendendo sua importância no contexto de sua atuação. “Nossa forma de comunicar nos aproxima dos nossos públicos, reforçando o posicionamento da marca, nossos pilares de reconhecimento, personalidade, valores, atributos e essência”, afirma o superintendente.
FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL
A visão de ser reconhecida por sua capacidade de multiplicar soluções de impacto socioambiental para construção de um futuro sustentável aponta para um posicionamento claro, que reflete algumas características à Fundação como uma instituição engajadora, agregadora, inovadora e compromissada com a agenda de ESG. “Este posicionamento também significa sermos vistos como detentores de um know-how em impacto social que pode servir a outras pessoas e instituições. Nosso objetivo é nos tornarmos uma referência para empresas e organizações do Terceiro Setor que desejam implementar estratégias ESG, criar e coordenar iniciativas sociais e debater as causas nas quais atuamos”, finaliza Fabio Wanderley.
CONTATOS:
Instagram: @fundacaonorbertoodebrecht
E-mail: fundação-no@fundacao.com
Site: fundacaonorbertoodebrecht.com
Facebook: FundacaoNorbertoOdebrechtLinkedin: linkedin.com/company/fundacao-norberto-odebrecht