Kelsor Fernandes

ESG E O SISTEMA COMÉRCIO BAHIA

Kelsor Fernandes
Presidente do Sistema Fecomércio-BA

ESG – Ambiental, Social e Governança, em português, uma das siglas mais repetidas na atualidade se tornou sinônimo de pauta prioritária nas empresas. Muito antes do Fórum

Econômico Mundial de Davos, em 2020, e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em 2015, dois marcos para o comprometimento empresarial com as questões socioambientais, o Sistema Comércio Bahia (Fecomércio, Sesc e Senac) já dava contribuições para a construção de um mundo melhor.

O Sesc – Serviço Social do Comércio, por si só, tem o “pilar social” no seu DNA, com a missão de contribuir para o bem-estar dos trabalhadores do comércio e suas famílias. Já o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial também possui o ESG na sua essência, através do Programa de Aprendizagem, ao formar jovens profissionais de forma gratuita, assim como toda a oferta do Programa Senac de Gratuidade, voltado para a população de baixa renda.

O centro desse tripé criado há 76 anos, a Fecomércio, representa os maiores geradores de emprego do Estado, que são os empreendedores do comércio. Indo além das atividades inerentes à missão institucional, a lista de ações encabeçadas pelo Sistema, em sinergia com o terceiro setor, é vasta e serve de exemplo para o mercado, garantindo o atendimento ao ESG de forma convergente. Tendo os ODS da ONU como norteadores, podemos exemplificar algumas delas. Dentro dos ODS 1 e 2, “Erradicação da Pobreza” e “Fome Zero e Agricultura Sustentável”, estão o Natal Solidário, campanha de arrecadação de alimentos criada há 10 anos; a coleta de óleo residual dos restaurantes para recicladoras, a adesão ao Lacre do Bem, que consiste na coleta de lacres de alumínio para envio a ONG que os destina para a reciclagem e reverte em doação de cadeiras de rodas. Esta última é uma excelente alternativa para empresas que desejam aderir a uma iniciativa nacional, com engajamento dos colaboradores, sem necessidade de investimentos, pois até mesmo o transporte do item reciclável é realizado de forma solidária.

Contribuímos, ainda, para o combate à fome e o desperdício de alimentos com o Mesa Brasil, um programa referência do Sesc. Trata-se de uma rede de parceiros, em que o Sesc recebe o que sobra entre os doadores para distribuição entre instituições sociais cadastradas. Para se ter uma ideia, só em 2022 foram 953 mil toneladas para 288 instituições.

No trilho dos ODS, temos uma série de contribuições ao item 12, “Consumo e Produção Responsáveis”. Destaco o selo Carbono Neutro, da Green Iniciative e chancela da ONU, obtido pelo Restaurante Escola Senac Casa do Comércio, primeiro e único do Brasil com essa insígnia. Este case foi destaque no Seminário de Ação Climática no Turismo, em Bonito-MS, onde a equipe pode compartilhar os processos, desde o cálculo para compensação de carbono emitido por equipamentos, transporte e até mesmo em viagens corporativas, redução de plástico, substituição do gás GLP por natural, além da busca por insumos de produtores locais. Já os restaurantes do Comerciário (Sesc) estão investindo em tecnologia avançada para descarte de resíduos, como biodigestor orgânico, além da compostagem.

Por meio do Senac fazemos logística reversa, com a TerraCycle, oferecendo brigadas de reciclagem junto com parceiros para materiais de difícil reciclabilidade, como cápsulas de café. Também somos parceiros do Castrampinhas, ONG que reverte as doações em verba para castração de animais de rua. No varejo, a Fecomércio-BA, em parceria com o Made in Bahia, trouxe o App Cupom Verde, solução para acabar com os cupons fiscais de papel térmico. Por meio do aplicativo, o cliente recebe as notas de compras no celular. Com orgulho, o nosso Sistema Comércio também foi agraciado, por dois anos consecutivos, com o Selo de Empresa Amiga da OSID – Obras Sociais Irmã Dulce.

Para integrar e ampliar essas ações, formalizamos, em 2023, a criação do Comitê Gestor do Programa de Sustentabilidade do Sistema Comércio, visando levar essa conscientização ao âmbito da nossa sede, o Edifício Casa do Comércio. Quanto ao G da boa governança, estamos estruturando, enquanto Sistema, uma política que vise atender as melhores práticas de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade social, com a criação de comitês específicos. Diante do avanço da pauta ESG no Brasil, o Sistema Comércio prossegue fazendo a sua parte nesse compromisso que é de toda empresa e de todo indivíduo, em prol das futuras gerações e da sobrevivência do nosso planeta.

Comments are closed.